JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Jornal da Manhã – 2ª Edição | 07h00 - 10h00
Mundo

Itamaraty ‘deplora’ prisões e perseguição a opositores de Maduro na Venezuela

Ditador venezuelano tomou posse nesta sexta-feira (10) para o seu terceiro mandato como presidente, em uma cerimônia esvaziada de chefes de Estado e governo

Luisa Cardoso

O líder chavista Nicolás Maduro cumprimenta seus seguidores ao lado de sua esposa, Cilia Flores
Maduro defiende como una victoria su cuestionada investidura para un mandato de seis años Ronald Peña R./EFE

O Ministério das Relações Exteriores, em nota divulgada neste sábado (11), disse que o governo brasileiro “deplora os recentes episódios de prisões, de ameaças e de perseguição” a opositores políticos na Venezuela. O ditador venezuelano, Nicolás Maduro, tomou posse nesta sexta-feira (10) para o seu terceiro mandato como presidente, em uma cerimônia esvaziada de chefes de Estado e governo.

O Itamaraty declarou que o Executivo acompanha com “grande preocupação” as denúncias de violações de direitos humanos a opositores do governo na Venezuela. “O Brasil registra que, para a plena vigência de um regime democrático, é fundamental que se garantam a líderes da oposição os direitos elementares de ir e vir e de manifestar-se pacificamente com liberdade e com garantias à sua integridade física”, disse a nota.

[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

O Itamaraty ainda pediu que as forças políticas venezuelanas dialoguem e busquem entendimento mútuo. Segundo o comunicado de hoje, há reconhecimento de “gestos de distensão” pelo governo Maduro, como a liberação de 1.500 detidos nos últimos meses e a reabertura do Escritório do Alto Comissário de Direitos Humanos das Nações Unidas em Caracas.

Publicado por Luisa Cardoso
*Com informações do Estadão Conteúdo

[jp-related-posts ids=”1823260,1823222″]