JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Pânico | 12h00 - 14h00
Mundo

Juiz federal dos Estados Unidos questiona deportação de menina de 2 anos para Honduras

Pai da criança, que vive nos EUA, entrou com uma petição judicial afirmando que não foi consultado sobre a deportação da filha, que é americana; audiência em16 de maio vai investigar o ocorrido

Redação

Trump assina ordens executivas
Trump assina ordens executivas EFE/EPA/CHRIS KLEPONIS /POOL

Um juiz federal da Louisiana expressou preocupação nesta sexta-feira (24) sobre a deportação de uma criança americana de dois anos para Honduras, realizada sem o devido processo legal. A menina, identificada como V.M.L., foi enviada ao país de origem de sua mãe, Jenny Carolina Lopez Villela, após ser detida pelo Serviço de Imigração e Controle de Alfândega (ICE). O pai da criança, que vive nos Estados Unidos, entrou com uma petição judicial afirmando que não foi consultado sobre a deportação e que a filha, sendo cidadã americana, não poderia ser enviada para o exterior.

O juiz Terry Doughty, responsável pelo caso, marcou uma audiência para 16 de maio para investigar o ocorrido. Ele destacou que a lei proíbe a deportação de cidadãos americanos e questionou se o governo havia seguido os procedimentos adequados. O governo federal alegou que a deportação ocorreu a pedido da mãe da criança, mas o juiz declarou que não há evidências claras de que ela tenha dado consentimento formal para isso.

A situação faz parte de uma série de controvérsias sobre as políticas de imigração do governo Trump, que tem realizado expulsões em massa de imigrantes. O caso mais recente levanta dúvidas sobre a legalidade dessas ações, que têm sido questionadas em tribunais de todo o país. O caso de V.M.L. se soma a outros exemplos de deportações controversas, como o de Kilmar Ábrego García, um imigrante salvadorenho enviado erradamente de volta para o El Salvador, também sem o devido processo. A decisão sobre a deportação de V.M.L. é mais um desafio jurídico ao governo Trump, que tem enfrentado críticas crescentes por suas políticas de imigração.

[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

O juiz Doughty afirmou que tentou contatar a mãe da criança após a deportação, mas foi informado de que o voo com ela e suas filhas já havia decolado rumo a Honduras. O governo, por sua vez, não se pronunciou oficialmente sobre o caso até o momento. O debate sobre a legalidade das deportações continua a crescer, com vários juízes federais em desacordo com as ações do governo Trump, que, desde sua reeleição, tem intensificado a luta contra a imigração irregular.

[jp-related-posts ids=”1934236,1934106″]

Publicado por Felipe Dantas

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Assuntos