Kim Jong-un está ‘doente’, diz chefe da inteligência de Taiwan
O diretor do Escritório de Segurança Nacional de Taiwan, agência de inteligência nacional, Chiu Kuo-cheng, afirmou nesta quinta-feira (30) que o líder supremo da Coreia do Norte, Kim Jong-un, está “doente”, informou a agência oficial taiwanesa “CNA”.
Segundo a agência, a afirmação foi feita após perguntarem a Chiu sobre o estado de saúde de Kim. Ele respondeu sem entrar em detalhes e, ao ser questionado se o líder norte-coreano continua vivo, o chefe da inteligência taiwanesa sorriu e evitou falar sobre o assunto.
A oposição também se uniu às perguntas ao cogitar a possibilidade de haver um vazio de poder na Coreia do Norte caso Kim Jong-un morra. Chiu garantiu que a inteligência de Taiwan está “preparada” para esta eventualidade.
O general declarou que a agência conta com informações sobre a situação na Coreia do Norte, mas só poderia comentar sobre o assunto “de portas fechadas”, já que falar publicamente colocaria suas fontes em perigo.
Segundo a CNA, Chiu lembrou que, caso ocorra um conflito militar que envolva a Coreia do Norte, Taiwan também estará na “área de influência”, não apenas vizinhos como Japão e Coreia do Sul.
Nos últimos dias surgiram informações de que Kim Jong-un sofre de graves problemas de saúde após uma suposta cirurgia no coração, o que as autoridades sul-coreanas já classificaram como “notícias falsas”.
*Com informações da EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.