Milhares de fiéis fazem fila em frente à Basílica de São Pedro para se despedir de Bento XVI

Papa emérito morreu no sábado, 31; velório começou nesta segunda-feira e vai ser aberto ao público até quarta

  • Por Jovem Pan
  • 02/01/2023 11h18 - Atualizado em 02/01/2023 11h28
ANDREAS SOLARO / AFP Velório de Papa bento 16 (1) Velório de Bento XVI começou nesta segunda-feira, 2

Milhares de fiéis aguardam na fila em frente à Brasília de São Pedro para dar o último adeus a Bento XVI, papa emérito – sem função – que morreu no sábado, 31, aos 95 anos. O velório, que começou nesta segunda-feira, 2, está sendo realizado na capela funerária instalada na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A longa fila chegava à imensa Praça de São Pedro e rodeava as famosas colunas de Bernini, guardadas por um importante dispositivo de segurança e também por centenas de jornalistas do mundo inteiro que foram cobrir o enterro do papa. Autoridades também estão indo ao local para se despedir. Entre os primeiros a chegar estavam a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, e o presidente da República, Sergio Mattarella. As autoridades de Roma estimam que cerca de 30 mil pessoas por dia visitarão a capela.

O corpo do primeiro pontífice alemão da era moderna foi transferido, na madrugada, da pequena capela privada do Mosteiro Mater Ecclesiae, onde residia desde sua renúncia em 2013, nos jardins do Vaticano, para a basílica no curso de uma cerimônia privada, informou a assessoria de imprensa do Vaticano. As portas da imensa basílica permanecerão abertas ao público das 9h locais (5h em Brasília) às 19h (15h em Brasília) desta segunda-feira. Na terça e na quarta-feira, a visita será das 3h às 15h (ambos, horário de Brasília). O acesso é gratuito e sem necessidade de agendamento prévio, especificou o Vaticano. Na quinta-feira, 5, o papa Francisco, que já prestou várias homenagens públicas a Bento XVI, presidirá o funeral do papa emérito na imensa praça de São Pedro. Com este ato, termina a saga dos “dois papas”, os dois vestidos de branco, que conviveram por quase uma década no menor Estado do mundo.

Velório de Papa bento 16

Papa emérito Bento XVI morreu no dia 31 de dezembro │Handout / VATICAN MEDIA / AFP

Diferente dos funerais dos demais papas, o de Bento XVI não terá um protocolo específico, porque ele renunciou em 2013 e era classificado como papa emérito, ou seja, sem função. Porém, foi decido seguir alguns dos passos a serem adotados no caso do falecimento de um pontífice em exercício. Esta é a primeira vez na história que um papa preside o funeral de seu predecessor. Bento XVI, pontífice alemão que reinou de 2005 a 2013, não teve tanta popularidade e no início de 2022 foi acusado de ter acoberto quatro padres pedófilos quando era arcebispo na Alemanha. Uma mancha que maculou seu papado e que ele negou até o fim de sua vida. Mesmo assim, ele será homenageado por altas autoridades e fiéis. Ao fim da cerimônia, o caixão do pontífice emérito será enterrado nas grutas vaticanas, debaixo de São Pedro, onde se encontram os túmulos dos papas, informou o Vaticano em um comunicado.

*Com informações da AFP

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.