Minha administração segue comprometida com desenvolvimento da África, diz Trump na Casa Branca
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que a sua administração segue comprometida com o desenvolvimento da África. “Há um grande potencial econômico na África”, disse durante almoço multilateral com líderes africanos na Casa Branca nesta quarta-feira (9). O encontro ocorre à luz de cortes na ajuda americana ao continente africano. “Encorajamos países presentes hoje a realizarem grande investimento em defesa”, afirmou o presidente americano. Trump disse aos líderes africanos que “há muita raiva no vosso continente”.
O presidente da Mauritânia, Mohamed Ould Ghazouani, disse que o convite para a visita à Casa Branca foi um gesto de generosidade e que os países entenderam a mensagem. Após a fala, Trump pediu para que os demais líderes fossem “breves” em seus comentários. Os líderes africanos evidenciaram a vasta oferta de minerais básicos e de terras raras do continente.
Além do presidente da Mauritânia, o encontro contou com a participação dos líderes da Libéria, Joseph Nyuma Boakai, e de Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló. O presidente do Gabão, Brice Oligui Nguema, também esteve presente.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Também presente, o presidente do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, falou sobre o potencial do país para abrigar campos de golfe e convidou Trump para visitar a África. O presidente americano disse que visitará o continente “em algum momento”. Vários dos líderes manifestaram apoio à indicação do republicano para o Prêmio Nobel da Paz.
[jp-related-posts ids=”2012235,2012223″]
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Nátaly Tenório
Assuntos
continue lendo
Mundo
EUA afundam 3ª barco de supostos traficantes em frente ao Equador em uma semana
Governo de Donald Trump realizou operações contra supostas lanchas de narcotraficantes no Pacífico e no Caribe, com bombardeios que deixaram mais de 200 mortos
- Putin conversa com enviados dos EUA sobre ideias para encerrar a guerra na Ucrânia AFP · há 11 minutos
- Governo do Peru decreta estado de emergência em cinco presídios do país por 60 dias Associated Press* · há 3 horas
- Pilotos morrem após avião militar cair durante exibição aérea na Grécia; vídeo AFP · há 6 horas
- EUA atacam petroleiros iranianos; Teerã responde AFP · há 7 horas