OMS considera possível chegada de vacina para Covid-19 no início de 2021

De acordo com o órgão, é fundamental garantir que a fabricação e a distribuição sejam feitas com equidade

  • Por Jovem Pan
  • 17/06/2020 20h44 - Atualizado em 19/06/2020 08h11
Tânia Rêgo/Agência Brasil vacina Há, atualmente, mais de 100 vacinas em testes para a Covid-19, uma na fase III

A diretora de Meio Ambiente, Mudança Climática e Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), María Neira, afirmou nesta quarta-feira, 17, que considera factível a chegada de uma vacina contra a Covid-19 no início de 2021. “Os otimistas dizem antes do final deste ano. Espero que tenham razão”, pontuou Neira na conferência virtual “Covid-19: a encruzilhada da OMS”. De acordo com a especialista, “é fundamental o desenvolvimento da vacina, mas também garantir que a fabricação e a distribuição sejam feitas com equidade”.

Caberá à OMS “coordenar e arbitrar” a corrida pela vacina. Neira afirmou que “não só poderão se beneficiar os países que pagaram”, e lembrou que haverá subsídios e financiamento dos doadores para aqueles que têm menos condições de obter vacinas. “E tudo isto gerando também claros benefícios econômicos para as empresas farmacêuticas”, acrescentou.

Sobre o novo surto de Covid-19 na China, a diretora explicou que a situação está sendo investigado e que “o que for descoberto” será comunicado. O governo municipal de Pequim ampliou nesta terça-feira (16) as medidas de controle e prevenção epidemiológica para impedir a propagação do coronavírus. Com isso, as pessoas consideradas “de alto risco” não poderão deixar a capital e aqueles que já o fizeram, devem informar as autoridades. Questionada a respeito de uma possível segunda onda global, Neira disse esperar que isso não aconteça, mas pediu cautela: “Espere o pior, e depois o melhor”, resumiu.

* Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.