Putin acusa Ucrânia de tentar atacar central nuclear de Kursk
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, acusou a Ucrânia nesta quinta-feira (22) de tentar atacar a central nuclear de Kursk, durante uma reunião de governo sobre a situação nessa região parcialmente invadida pelas forças ucranianas. “O inimigo tentou atacar a central nuclear esta noite. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) já foi informada”, disse Putin durante a reunião transmitida pela televisão. Putin, cujo Exército controla a usina nuclear de Zaporizhzhya, a maior da Europa, em território ucraniano, destacou que a AIEA prometeu enviar os seus especialistas a Kursk para “avaliar a situação”.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/cta_logo_jp_geral.png” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
O diretor da AIEA, Rafael Grossi, viajará na próxima semana para a região fronteiriça russa, segundo confirmaram hoje fontes oficiais russas. Durante a reunião, o chefe do Kremlin questionou o governador de Kursk, Alexei Smirnov, sobre a situação em torno da usina. “A situação está estável, sob controle. Todos estão trabalhando normalmente”, respondeu. O diretor-geral da Rosatom, a agência nuclear russa, Alexei Likhachev, alertou Grossi na semana passada sobre o perigo de ataques ucranianos contra as centrais nucleares de Zaporizhzhya e Kursk, onde a situação piorou “consideravelmente”. Likhachev advertiu que a situação é especialmente tensa em Kurchatov, cidade que abriga a usina atômica de Kursk e onde todos os dias “os alarmes aéreos são ativados entre 10 e 12 vezes”.
*Com informações da EFE
[jp-related-posts ids=”1696487,1695842″]