Trump diz que governo vai proteger prédios federais de forma ‘vigorosa’

Presidente instruiu a secretária de Segurança Interna do país, Kristi Noem, a não participar de protestos em ‘cidades democratas mal administradas’

  • Por Jovem Pan*
  • 31/01/2026 21h07 - Atualizado em 31/01/2026 22h33
  • BlueSky
DOUG MILLS / POOL / AFP Presidente dos EUA, Donald Trump, discursa para a nação na Sala de Recepção Diplomática da Casa Branca Trump ainda reiterou que os governos estaduais têm responsabilidade sobre as construções estaduais e locais

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (31), na Truth Social que instruiu a secretária de Segurança Interna do país, Kristi Noem, a não participar de protestos em “cidades democratas mal administradas”, a menos que peçam ajuda do governo federal.

Trump reforçou que o objetivo do governo é proteger, “de forma muito vigorosa”, todos e quaisquer prédios federais que estejam sob ataques dos manifestantes.

“Informo que instrui o ICE e/ou a Patrulha da Fronteira para serem muito rigorosos na proteção das propriedades do governo federal. Não haverá cusparadas nos rostos de nossos oficiais, não haverá socos ou chutes nos faróis de nossos carros, e não haverá arremesso de pedras ou tijolos em nossos veículos ou em nossos guerreiros patriotas. Se houver, essas pessoas sofrerão consequências iguais ou maiores”, disse o republicano na Truth.

Trump ainda reiterou que os governos estaduais têm responsabilidade sobre as construções estaduais e locais.

“É sua obrigação também proteger nossas propriedades federais, edifícios, parques e tudo o mais. Estamos lá para proteger as propriedades federais, apenas como apoio, pois é responsabilidade local e estadual fazê-lo.”

*Com informações do Estadão Conteúdo

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.