Venezuela apresenta plano econômico binacional a empresários colombianos

Países tem se reaproximado após o presidente Gustavo Petro ter assumido; fala-se na ideia de criar uma zona econômica especial nas fronteiras entre os territórios

  • Por Jovem Pan
  • 25/11/2022 05h40 - Atualizado em 25/11/2022 05h41
Federico Parra / AFP maduro e oposição Nicolás Maduro é o atual presidente da Venezuela

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, apresentou nesta quinta-feira, 24 um plano econômico binacional a comerciantes colombianos que visitaram Caracas para um encontro com empresários do país caribenho, em busca de oportunidades comuns de investimentos. Diante dos empresários, Rodríguez explicou que a oferta exportável da Venezuela consiste principalmente em “petróleo, energia e gás”, embora existam outros setores não tradicionais que estão crescendo e buscando mercados externos, como a produção de alimentos. “Estamos vendo com o Banco de Desenvolvimento da América Latina-CAF quais projetos binacionais podemos financiar”, afirmou. Rodríguez recordou ainda que o presidente Nicolás Maduro apresentou a seu homólogo colombiano, Gustavo Petro, a ideia de criar uma zona econômica especial que permita condições especiais para a atividade comercial na faixa que une as duas nações, que se estende por 2.219 quilômetros. “As portas estão abertas, os dois governos estão trabalhando em prol dos setores produtivos. Precisamos de um pouco de coordenação e reorganização para que essa relação comercial seja equilibrada”, considerou.

A vice-presidente venezuelana também reiterou a necessidade de explorar áreas em que os setores produtivos possam se complementar, definindo o que um país ou outro precisa comprar e, na mesma medida, ver as capacidades produtivas de cada um. O encontro foi organizado pela maior associação patronal da Venezuela, Fedecámaras, e pela Federação Nacional de Comerciantes da Colômbia, que visitou Caracas em uma primeira missão empresarial exploratória.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.