Veja como foi o dia de votação em todo o país

Siga a cobertura especial do site da Jovem Pan com as principais notícias do primeiro turno para eleger presidente da República e governadores, além da escolha de senadores, deputados federais e estaduais

  • Por Jovem Pan
  • 02/10/2022 07h06 - Atualizado em 02/10/2022 17h34
TOMZÉ FONSECA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Fila para votar na PUC, em São Paulo Ao todo, serão eleitos 1.035 deputados estaduais, 24 deputados distritais, 27 governadores, 27 senadores, 513 deputados federais e o novo presidente da República

Acontece neste domingo, 2, o primeiro turno das eleições de 2022, quando eleitores de todo o país deverão escolher seus novos representantes para cargos do Legislativo e Executivo federal e estadual. Ao todo, serão eleitos 1.035 deputados estaduais, 24 deputados distritais, 27 governadores, 27 senadores, 513 deputados federais e o novo presidente da República. Entre especialistas, a expectativa é de disputa acirrada em Estados-chaves, como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais, este último com chance de reeleição para o governador Romeu Zema (Novo) em turno único. Na disputa à Presidência, por sua vez, incertezas quanto à possibilidade de eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na primeira etapa de votação ou sobre um segundo turno contra o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) também colocam dúvidas sobre o que esperar para os resultados deste domingo. A avaliação é que o cenário de vitória antecipada poderá ser definido “voto a voto”, sendo a abstenção o maior desafio dos presidenciáveis.  Confira abaixo a cobertura especial da Jovem Pan sobre a votação das eleições 2022 pelo país. Clique neste link para acompanhar a apuração das urnas eletrônicas.

17h00 – Com o fechamento das urnas, encerramos a cobertura do dia de votação em todo o país. A partir de agora, você acompanha AQUI a apuração em tempo real das eleições de 2022. Obrigado por nos acompanhar


16h57 – O presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), utilizou as suas redes sociais neste domingo, 2, para parabenizar a Justiça eleitoral pela realização das votações e disse esperar que “os eleitos assumam suas responsabilidade e, os derrotados, que reconheçam o resultado”.


16h45 – Boletim divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que, até as 16h, foram substituídas 3.222 urnas eletrônicas durante as eleições deste domingo, 1. O número total representa 0,60% dos itens de votação disponíveis para a realização do pleito já que há 427.075 urnas em operação. Além disso, a Justiça eleitoral conta com 63.185 urnas em casos de substituição de emergência.


16h25 – A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, declarou a jornalistas presentes em seu local de votação – uma escola na Asa Sul, em Brasília – esperar que a data deste domingo seja lembrada como “uma afirmação do nosso Estado Democrático de Direito”. A ministra da Corte permaneceu 40 minutos e recusou-se a ultrapassar os demais eleitores, mesmo com o direito à prioridade em decorrência dos seus 74 anos de idade.


16h05 – Durante a manhã deste domingo, 2, o General Villas-Boas compareceu na Escola Pública do Setor Militar Urbano (SMU) – região administrativa de Brasília e onde concentra-se a maior quantidade de quartéis do Exército brasileiro. Mesmo sem a obrigatoriedade de exercer a votação por conta dos 70 anos e com as dificuldades de locomoção impostas pela Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença em que o militar é portador, o general exerceu seu direito constitucional ao voto.

General Villas-Boas

General Villas-Boas comparece ao seu local de votação para participar das eleições de 2022


15h55 – Alexandre de Moraes realizou uma analogia futebolística para refutar possíveis contestações aos resultados eleitorais neste domingo. Nas palavras do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele é corintiano e “até hoje eu contesto a vitória do Internacional contra o Corinthians em 1976”, mas fica com a contestação para ele mesmo. “É assim que o tribunal vai tratar quem contestar as eleições”, ressaltou.


15h45 – Moraes informou que mais de mil eleitores participaram do teste de integridade nas urnas eletrônicas de maneira voluntária, neste domingo. O balanço realizado pelo presidente do TSE refere-se à quantidade total dos participantes até as 13h. O mandatário da Corte ressaltou, ainda, que o pleito ocorre de maneira tranquila e harmoniosa. “Nada diferente do que em outras eleições. Uma eleição tranquila, pacífica, harmoniosa, não significa uma eleição sem intercorrência. Só que são pouquíssimas intercorrências perto do que alguns estavam prevendo”, disse.


15:32 – O presidente Jair Bolsonaro (PL) e candidato à reeleição publicou em suas redes sociais neste domingo, 2, um vídeo em que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifesta apoio à sua continuidade como chefe do Executivo federal. Nas imagens, o político norte-americano descreve Bolsonaro como “um líder fantástico, um homem fantástico” e “um dos maiores presidentes que qualquer país do mundo poderia ter”. O republicano, que estava em um avião na gravação do vídeo, ressalta que a gestão Bolsonaro está levando o “país a um grande patamar” e que o empresário “apoia fortemente” sua permanência no cargo.

 


15h20 – O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) divulgou um comunicado nesta tarde onde justifica o alto comparecimento dos eleitores nas seções eleitorais pelas longas filas encontradas pela população. “A formação de filas também é influenciada pelo tempo que cada pessoa demora para votar, já que são cinco cargos em disputa. Esse é um fato registrado em toda eleição geral”, disse o órgão.


15h07 – Em novo boletim, o Ministério da Justiça informou que foram contabilizados 25 casos de compra de voto/corrupção eleitoral, 148 de boca de urna, 17 de violação de sigilo de voto e outras 18 ocorrências de transporte ilegal de eleitores


15h05 – O TRE-SP informou que já efetuou a troca de 202 urnas eletrônicas, sendo 85 na capital e outras 117 no interior do Estado.


14h58 – Moraes também disse que a justiça eleitoral não registrou problemas com o projeto piloto que foi feito em algumas urnas e agradeceu aos voluntários. “Não tivemos problemas nem com os voluntários, uma vez perguntados normalmente se dirigiram, e nem com aquela dúvida de início que alguns tinham da possibilidade do eleitor se confundir. Os eleitores entenderam. Aproveito para agradecer a todos vocês da imprensa. O eleitor já chegou sabendo que poderia ser abordado, que era um teste de integridade”, afirmou Moraes.


14h52 – Em entrevista coletiva, Alexandre de Moraes fez um balanço sobre a votação, dizendo que o processo está acontecendo de maneira tranquila e garantiu que todos os eleitores que chegarem até as 17h irão votar. “A votação vem sendo realizada de maneira tranquila, harmoniosa, os eleitores se dirigindo normalmente às urnas e seções eleitorais. As ocorrências ou intercorrências normais de todas eleições, substituição de algumas urnas, algumas filas, principalmente neste horários, como sempre ocorre, que é o horário pré-almoço, geralmente das 11h30 às 13h30. Obviamente, todos os eleitores, todas as eleitoras que chegarem até 17 horas votarão”, afirmou Moraes.


14h47 – O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) votou em Minas Gerais na manhã deste domingo. Ele também relatou demora para votar, dizendo que esperou por mais de 2 horas. Em sua seção, Pacheco foi vaiado e recebeu gritos de “traidor” por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro


14h35 – Diversas seções eleitorais registram grandes filas de espera. Eleitores relataram ficar até 4 horas esperando para conseguir votar em Porto Alegre.

Fila para votar


14h22 – A Polícia Civil do Rio Grande do Sul confirmou a prisão de um eleitor que teria ido votar armado com um facão. Depois de votar, ele ficou no local até receber voz de abordagem. Ele reagiu e acabou lesionando um dos policiais. A lesão foi leve e o autor já está em atendimento no hospital, de onde será liberado.


14h19 – Até as 11h40 deste domingo, 1.420 urnas precisaram ser substituídas em todo o país. O número representa 0,27% do total de urnas utilizadas.


14h10 – O TSE informou que até as 12h deste domingo, as votações já haviam sido encerradas em 59 países. A divulgação dos resultados só acontecerá a partir das 17h, no horário de Brasília, quando a votação for encerrada definitivamente. Apesar disso, os eleitores podem conferir os resultados pelo Boletim de Urna.


14h08 – Segundo o Ministério da Justiça, até a publicação do último boletim, haviam sido registrados 15 casos de compra de voto/corrupção eleitoral, 75 casos de boca de urna, 9 violações de sigilo de voto e outras 7 de transporte ilegal de eleitores.


14h02 – O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta manhã em Brasília, no Distrito Federal. Após confirmar o voto, o magistrado deu uma breve declaração. “O direito de todas as pessoas votarem é uma conquista recente na história da humanidade. […] No Brasil, a recuperação do direito de votar para presidente tem pouco mais de 30 anos. Custou vidas, prisões e sofrimento para mais de uma geração”, disse Barroso.


13h56 – Após votar em São José dos Campos, Tarcísio de Freitas disse estar otimista sobre a campanha e sobre a recepção do projeto. “Eu estou muito otimista que essa caminhada vai ter prosseguimento. Procuramos construir um bom plano de governo, entender bem os problemas do estado, construir soluções que fossem viáveis, quer tivessem aderência orçamentária. A gente está super feliz com o resultado das nossas andanças, da forma como a gente colocou o projeto e da forma como esse projeto foi acolhido”, afirmou Tarcísio.


13h40 – O ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) também já votou na manhã deste domingo. Seguindo a linha de Ricardo Nunes, Doria disse acreditar na possibilidade da ida de Garcia para o segundo turno. “Confio que o Rodrigo pode ir para o 2º turno, e nele vencer a eleição. Essa é a festa da democracia. Várias manifestações, pessoas abraçando, felizes, com seus filhos, avós e mães. É a festa da democracia em paz”, afirmou Doria. Questionado sobre um eventual apoio no segundo turno entre Bolsonaro e Lula, Doria disse que deixará essa questão para depois.

João Doria

Ex-governador de São Paulo disse acreditar na chance de Garcia ir para o segundo turno | Divulgação


13h20 – Eleitores reclamam de desorganização por parte do TSE no centro de São Paulo. O tribunal determinou mudança de endereço de local de votação do colégio São Luís, no centro da capital paulista, para a Faculdade das Américas, na Rua Augusta. Público e seguranças se confundiram com modificação repentina e se queixam de falta de placas e instruções.


12h40 – A candidata Soraya Thronicke (União Brasil) votou um pouco antes das 10h na Escola Municipal Professor Arassuay Gomes, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Após votar, Thronicke disse que “tudo pode acontecer”. “A pesquisa é uma foto do dia, uma foto do momento daquela determinada localidade onde as pessoas foram entrevistadas, mas a gente tem que ver o filme inteiro, não só a foto”, disse a candidata.


11h55 – O TRE-SP informou que cometeu um equívoco e que o prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes, não foi preso por boca de urna, como o órgão havia informado anteriormente. Segundo a repórter Camila Yunes, da Jovem Pan, a assessoria de Zezé Gomes negou envolvimento na detenção por boca de urna. Um novo boletim deve sair por volta das 12h30.


11h51 – Candidato a vice-presidente na chapa de Lula, Geraldo Alckmin (PSB) votou no fim da manhã de domingo em sua seção eleitoral, na Zona Sul da cidade de São Paulo.


11h44 – Em novo boletim, atualizado até as 10h48, o Ministério da Justiça confirmou a ocorrência de 18 casos de boca de urna e 6 casos de compra de votos/corrupção eleitoral. Outros três casos de tentativa de violar ou de violação do sigilo do voto foram registrados, todos em Sergipe.


11h38 – O candidato Fernando Haddad falou sobre a campanha, classificando-a como uma “das melhores” da história do partido. “Eu acredito que fizemos a melhor campanha de todos os tempos na nossa história. Nós conseguimos agregar muitas personalidades, gente que tem muita tradição aqui em São Paulo. São dois ex-governadores nos apoiando, o presidente da República. Acho que o nosso plano de governo dialogou com todas as regiões do Estado, não apenas com as metrópoles, mas com as cidades pequenas e médias. Estou muito satisfeito com as propostas que levamos à televisão e estão na boca do povo e na memória das pessoas”, disse o petista.


11h24 – Em entrevista após votar, Ciro Gomes disse que “pretende parar” após a eleição de hoje. “Eu pretendo parar por aqui, por uma circunstância: se eu ganhar, eu troco minha reeleição pela eleição de forma que o país precisa ter que foi jogado na lata do lixo em troca de um projeto de poder para o país. E se eu não vencer, eu quero ajudar a juventude a pensar coisas sem a suspeição de uma candidatura”, explicou o pedetista.


11h14 – O candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos) votou por volta das 11h. Ele disputa o governo de São Paulo e aparece em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto.

Tarcísio de Freitas

Candidato do Republicanos votou neste domingo, 2, em São José dos Campos | WILL DIAS/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO


11h12 – Ricardo Nunes voto na zona sul de São Paulo e disse ter expectativa de que acredita que o candidato Rodrigo Garcia irá para o 2º turno da disputa pelo governo do Estado. “A expectativa da eleição primeira é que ela ocorra de forma tranquila, em paz, e que a gente tenha Rodrigo Garcia indo para o segundo turno, disputando a eleição e ganhando no segundo turno para a gente poder evitar os malefícios que o PT já fez aqui na cidade de São Paulo e a gente não quer que faça para o Estado de São Paulo”, disse Nunes.

Ricardo Nunes


11h03 – Um brasileiro cometeu um equívoco e votou na vez de outro eleitor. O caso aconteceu na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, local de votação dos eleitores brasileiros residentes em Portugal. Ele disse ter entendido errado o comando. O fato foi registrado pela mesa eleitoral que irá encaminhar o fato ao Brasil. Por causa do ocorrido, a mesa decidiu inviabilizar a urna e seguir a votação por cédulas impressas. A atitude configura infração do Código Eleitoral que tipifica a conduta de “votar ou tentar votar mais de uma vez no lugar de outrem” e pode levar à três anos de reclusão.


10h58 – Depois de votar, Simone Tebet falou à imprensa, destacando a importância da população comparecer às urnas para votar. “Hoje a democracia se fortalece, é o povo na rua, legitimamente escolhendo aquele e aquela, que tem que ser os seus candidatos que vão representá-lo, não só como candidatos e futuros presidentes da república, mas também senadores, deputados federais, deputados estaduais e governadores”, disse a candidata.


10h50 – O candidato Ciro Gomes (PDT), que aparece em terceiro nas pesquisas de intenção de voto, já chegou para votar em sua seção eleitoral em Fortaleza, capital do Ceará.


10h48 – Os candidatos à presidência Felipe D’Ávila (Novo) e Leo Pericles (UP) também já votaram em suas seções eleitorais.


10h45 – O ex-presidente Michel Temer (MDB) acabou de votar em sua seção eleitoral, localizada na PUC, na Zona Oeste de São Paulo.


10h43 – Eleitores usam as redes sociais para informar problemas na hora de votar. Atrasos envolvendo a biometria e filas de espera de mais de uma hora já foram registradas em cidades como Votuporanga (SP) e Cabo Frio (RJ). Relatos de mudanças de sessão eleitoral também foram registrados pelos eleitores.


10h36 – Segundo a Justiça Eleitoral, 401 urnas foram substituídas nas eleições até o momento, o que representa 0,07% do total no país. Ao todo, o Brasil conta com cerca de 452 mil urnas. Além dessas, 63 mil urnas estão disponíveis em reserva para acesso em caso de problemas ou erros. O número é considerado positivo para o TSE. Nas últimas eleições, em 2020, o percentual foi de 1,4% de urnas substituídas.


10h33 – O vice-presidente Hamilton Mourão também já foi votar. Ele compareceu à sua seção eleitoral em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Hamilton Mourão

Atual vice-presidente Hamilton Mourão votou no Rio Grande do Sul | MIGUEL NORONHA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO


10h27 – O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, exaltou a segurança das eleições até agora, mas pediu que os eleitores votem e voltem para suas casas. “Nós já estamos há uma hora das eleições com tranquilidade, com segurança. Os eleitores e as eleitoras já estão se dirigindo tanto no Brasil quanto no exterior, desde o início da madrugada, na Nova Zelândia, Lisboa, Paris, tudo correndo com absoluta tranquilidade. E nós temos certeza que, no final do dia, nós teremos os resultados com tranquilidade, e eu peço ao eleitor que compareça, vote e volte pra casa, vá almoçar e aproveite o domingo”, afirmou Moraes.


10h17 – A candidata à presidência Simone Tebet (MDB) já votou na  Escola Estadual Lucia Martins Coelho, localizada na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.


10h15 – Candidato ao Senado do Paraná, Sergio Moro (União Brasil) votou no Clube Duque de Caxias, no bairro Bacacheri, em Curitiba. Ele aparece em segundo nas pesquisas de intenção de voto.

Sergio Moro votando

Sergio Moro está disputando o cargo de Senador pelo Estado do Paraná | CASSIANO ROSÁRIO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO


10h13 – Candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad chegou à sua zona eleitoral, em Moema, na Zona Sul da capital, para votar por volta das 10h10 de domingo.

Fernando Haddad

Candidato do PT ao governo de São Paulo já votou na capital paulista | ANDRÉ RIBEIRO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO


10h10 – O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) divulgou o primeiro boletim sobre ocorrências durante a eleição. Segundo o material, apenas 45 das 115.510 urnas eletrônicas no Estado precisaram ser substituídas, o que representa um total de 0,03%. Além disso o prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes, foi preso por boca de urna e será liberado após registro do boletim de ocorrência.


10h04 – O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, votou por volta das 8h30 e fez o “L”, símbolo da campanha de Lula, ao deixar a cabine de votação. Ao falar com a imprensa, disse esperar eleições tranquilas na cidade. “A gente tem a chance de melhorar nosso país, melhorar nossa cidade e é muito importante que todo mundo vote”, completou.


10h00 – O ministério da Justiça divulgou os primeiros balanços sobre crimes e ocorrências durante a votação. Ao todo, foram registrados 275 crimes eleitorais, sendo 27 no Rio de Janeiro, Estado com maior número de ocorrências. O Maranhão registrou dois casos de boca de urna, o que corresponde a 25% dos 8 casos registrados no Brasil até o momento. O Amapá soma 19 dos 97 casos de compra de voto/corrupção eleitoral. Ao todo, 121 pessoas foram presas até o momento.


9h53 – Ao deixar o local de votação, Bolsonaro falou brevemente aos jornalistas. “Eleições limpas, sem problema nenhum. Que vença o melhor”, disse o presidente, que continuou: “Nesses 45 dias, fui praticamente em todos os Estados do Brasil. Ontem em Joinville, algo nunca visto no Brasil. Tanta gente na rua nos apoiando. Infelizmente eu não vi isso na imprensa. Mas tudo bem, faz parte da regra do jogo. O que vale é o datapovo”, completou.


9h31 – Quando foi votar em São Paulo, Rodrigo Garcia errou de seção. Ele afirmou que seu e-Título informava um número diferente do seu documento impresso.


9h27 – Em discurso após votar, Lula diz que quer fazer com que o Brasil volte à “normalidade” e afirma que o povo não quer “ódio e discórdia”, mas sim “esperança”. “Eu estou aqui, votando com reconhecimento da minha total liberdade e com a possibilidade de voltar a ser presidente da República deste país, para tentar fazer o país voltar à normalidade, para tentar fazer voltar esse país a cuidar do seu povo, para tentar fazer esse país ter emprego, salário, educação, saúde, respeito com cada ser humano. Nunca mais permitir que esse país tenha um presidente da República que trate com o desrespeito que foi tratada a pandemia da Covid-19 aqui neste país. Que nunca mais tenha um presidente que permita que morra tanta gente por falta de responsabilidade do presidente. […] Nós não queremos mais ódio, discórdia, queremos um país que viva em paz, que viva em esperança, que acredite no futuro, um país que possa produzir e construir seu próprio futuro a partir da participação da sociedade brasileira. Essa é a eleição mais importante para mim. […] Acho que, a gente ganhando as eleições aqui e em São Paulo, eu tenho certeza que o Alckmin e eu, juntos, com o povo brasileiro, a gente vai dar conta de fazer esse país voltar a ser feliz. É tudo o que o povo deseja: voltar a ser feliz”, disse o petista.


9h23 – URGENTE: Marido de Raquel Lyra, candidata ao governo de Pernambuco pelo PSDB, morreu na manhã deste domingo, 2.


9h16 – O atual governador e candidato a reeleição no Rio de Janeiro Claúdio Castro está votando neste momento na capital carioca.


9h11 – Sessões eleitorais registram fila em todo o país.

Fila de votação do primeiro turno das eleições 2022, em Recife

Eleitores fazem fila para votar | MARLON COSTA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO


9h06 – Em suas redes sociais, Alexandre de Moraes voltou a desejar uma boa votação e um domingo “seguro” para os eleitores.


9h03 – O TSE confirmou o recebimento dos primeiros resultados das urnas nas eleições de 2022, provenientes da Nova Zelândia, onde a votação já foi encerrada. Os boletins ficarão até as 17h em Brasília, onde seguirão para a totalização.


Jair Bolsonaro

Presidente votou por volta das 9h no Rio de Janeiro. | THIAGO RIBEIRO/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO


8h55 – Jair Bolsonaro antecipou a previsão e já está votando na Escola Municipal Rosa da Fonseca, na Vila Militar, na zona Oeste do Rio de Janeiro.


8h49 – O candidato do PSDB ao governo de São Paulo, Rodrigo Garcia, está votando na capital paulista.


8h45 – O ex-presidente Lula está votando em sua seção eleitoral, Escola Estadual Firmino Correia de Araújo, em São Bernardo do Campo.


8h31 – Candidato do Partido Novo ao governo de São Paulo, Vinicius Poit votou agora há pouco na capital paulista.


8h28 – A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) chegou ao colégio eleitoral na região da Pampulha, em Belo Horizonte, para votar. Ao lado dela, estavam apoiadores e candidatos do partido.

Dilma Rousseff

Ex-presidente Dilma Rousseff votou em colégio na região da Pampulha, em Belo Horizonte | Foto: RODNEY COSTA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO


8h13 – A expectativa é de que o presidente Jair Bolsonaro chegue à Vila Militar, no Rio de Janeiro, para votar às 9h30.


8h09 – Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), 697 mil dos 4,4 milhões de brasileiros que vivem fora do Brasil estão aptos a votar. Eles só poderão votar para o cargo de presidente.


8h04 – Mais de 156 milhões de brasileiros estão aptos a comparecer às urnas.


8h – Começa o primeiro turno das eleições de 2022!


7h47 – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, fez um pronunciamento à nação na noite deste sábado exaltando a “segurança e a transparência” das urnas e pedindo paz durante o pleito. Veja mais detalhes aqui.


7h39 – Em Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) manteve o favoritismo, conquistando com 56% dos votos válidos, mantendo chance de vitória no primeiro turno. Alexandre Kalil (PSD) apareceu na segunda posição, com 35% dos votos válidos. Leia mais sobre o levantamento aqui.


7h33 – No Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) apareceu com 47% dos votos válidos, com uma vantagem de 19 pontos para o deputado federal Marcelo Freixo (PSB), que registrou 28% dos votos válidos. Leia mais aqui.


7h28 – O Ipec divulgado no sábado também trouxe previsões para as disputas do cargo de governador. Em São Paulo, a pesquisa apontou para o segundo turno entre Fernando Haddad (PT), que somou 41% dos votos válidos, e Tarcísio de Freitas (Republicanos), que apareceu com 31% dos votos válidos. O atual governador Rodrigo Garcia (PSDB) aparece com 22%. Veja mais sobre a pesquisa aqui.


7h22 – No último levantamento do Ipec, divulgado no sábado, 1º, Lula aparecia com 51% dos votos válidos, o que garantiria sua vitória no primeiro turno. Bolsonaro permaneceu na segunda posição da corrida presidencial, com 37% dos votos válidos. Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) apareceram empatados com 5% cada. Em seguida vinham Soraya Thronicke (União Brasil) e Luiz Felipe D’Ávila (Novo), que somaram 1% cada. Veja mais sobre a pesquisa aqui.


7h15 – Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, fez motociatas em São Paulo e em Joinville (SC) e realizou uma de suas lives diárias no começo da noite de sábado. Estavam presentes na comitiva de frente a deputada federal Carla Zambelli (PL), o candidato ao Senado Marcos Pontes (PL) e o empresário Luciano Hang, um dos maiores apoiadores de presidente. Leia mais aqui.


7h10 – Líder das pesquisas de intenção de voto para a presidência, Lula encerrou sua campanha neste sábado, 1º, com uma caminhada na Avenida Paulista ao lado de aliados, como Geraldo Alckmin, Guilherme Boulos, Márcio França e Fernando Haddad. Leia mais aqui.


7h05 – A votação começará às 8h no horário de Brasília em todo o Brasil, mesmo em Estados que seguem diferentes fusos horários. Com isso, o Acre, por exemplo, terá as urnas abertas ás 6h, enquanto Fernando de Noronha, por sua vez, iniciará a votação às 9h.


7h00 – Começa aqui a cobertura ao vivo das eleições 2022 da Jovem Pan

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.