Oposição tenta reverter nomeação de novo ministro da Previdência
Parlamentares oposicionistas ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva estão tentando reverter na Justiça a nomeação de Wolney Queiroz para comandar o Ministério da Previdência Social, após a demissão de Carlos Lupi. No sábado (3), a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) entrou com uma ação popular na Vara Federal do Distrito Federal contra o ato do presidente Lula, que nomeou Queiroz, na sexta-feira (2). Já o líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), solicitou à Procuradoria-Geral da República (PGR) o afastamento cautelar do novo ministro e instauração de uma investigação sobre o caso.
Ambas as ações afirmam que Queiroz, enquanto secretário executivo do Ministério da Previdência, teria sido omisso diante de denúncias e informações sobre fraudes bilionárias no INSS que chegaram ao conhecimento da cúpula da pasta. Assim, dizem os parlamentares, a nomeação dele violaria os princípios constitucionais da moralidade administrativa.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Mesmo com a demissão de Lupi, congressistas defendem a abertura de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar o escândalo envolvendo os descontos indevidos.
[jp-related-posts ids=”1946231,1946076″]
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Nátaly Tenório
Assuntos
continue lendo
Política
Como o Rio de Janeiro votou no segundo turno? Veja os resultados de Lula e Flávio
Flávio Bolsonaro venceu no estado com 53,10% dos válidos; Lula chegou a 46,90% após ampliar sua votação em 872 mil votos
- Pesquisas eleitorais x urnas: o que mudou no segundo turno de 2026? Jovem Pan · há 16 minutos
- Como São Paulo votou no segundo turno? Lula ganhou 2,6 milhões de votos, mas perdeu no estado Jovem Pan · há 1 hora
- PL reconhece vitória de Lula, mas cobra esclarecimentos das eleições Jovem Pan · há 1 hora
- Quais estados tiveram as disputas mais equilibradas entre Lula e Flávio? Jovem Pan · há 2 horas