Itamaraty chama representante dos EUA no Brasil para esclarecimentos após nota em defesa de Bolsonaro
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil convocou o embaixador dos Estados Unidos em Brasília, Gabriel Escobar, para prestar esclarecimentos sobre as recentes declarações do governo de Donald Trump em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A embaixada americana defendeu Bolsonaro e sua família, afirmando que eles são aliados dos Estados Unidos e que a perseguição política que enfrentam é inaceitável. Donald Trump criticou o tratamento que Bolsonaro vem recebendo no Brasil, descrevendo-o como uma vítima de uma “caça às bruxas”. Em resposta a essas manifestações, o presidente Lula reafirmou a importância da soberania nacional, deixando claro que não tolerará intervenções nas questões internas do país.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Durante seu mandato, Jair Bolsonaro fez várias declarações que foram interpretadas como tentativas de golpe, além de gerar tensões entre os diferentes Poderes da República. Após sua derrota nas eleições, ele incentivou a formação de acampamentos que culminaram nos ataques de 8 de janeiro, que abalaram a democracia brasileira. Atualmente, Bolsonaro enfrenta processos no Supremo Tribunal Federal por sua suposta liderança em uma trama golpista. Ele se encontra inelegível até 2030 e, caso seja condenado por crimes graves, pode enfrentar penas que ultrapassam 40 anos de prisão. A situação política no Brasil continua tensa, com repercussões significativas tanto no cenário interno quanto nas relações internacionais.
[jp-related-posts ids=”2012223,2012137″]
Publicado por Sarah Paula
*Reportagem produzida com auxílio de IA
continue lendo
Política
Lula diz que Flávio é ‘desqualificado’: ‘Vira-lata, traidor da pátria’
As declarações foram feitas durante entrevista ao podcast Flow, nesta quinta-feira (1º)
- ‘Lula usa amigos do Judiciário para impor censura ao debate’, diz Flávio Bolsonaro Sarah Américo · há 2 horas
- Lula sobre não ir aos debates: ‘São infrutíferos, o pessoal começa a fazer gracinha’ Júlia Lara · há 2 horas
- ‘Sequestro da democracia’ e ‘atentado nacional’: presidenciáveis reagem ao cancelamento de debate Sarah Américo · há 2 horas
- Globo cancela debate presidencial após desistência de Flávio e Lula Jovem Pan · há 3 horas