Sônia Guajajara diz que Ministério dos Povos Indígenas está ‘firme e forte’
No escopo do debate sobre a aprovação da Medida Provisória 1154/2023, que altera a estrutura de ministérios do governo Lula, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, disse que não existe a possibilidade de extinção da pasta caso seja aprovada a nova organização. O texto do relatório do deputado federal Isnaldo Bulhões (MDB-AL) foi aprovado em comissão mista, e o relator já informou ao Planalto que deverá encaminhar o texto em votação em Plenário como está — ainda há a possibilidade de alterações na Casa. Primeiro ato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste novo mandato, a MP perderá a validade no dia 1º de junho caso não seja votada. “A extinção do ministério está fora de pauta. O ministério [dos Povos Indígenas] está firme e forte”, disse a ministra a jornalistas nesta terça-feira (30).
Conforme o texto aprovado na comissão mista, o Ministério da Justiça e Segurança Pública voltará a responder pelo reconhecimento e pela demarcação de terras indígenas, uma das atribuições transferidas originalmente ao MPI pela MP agora debatida no Congresso Nacional. “Se aprovado no Congresso, certamente vai paralisar todo e qualquer processo demarcatório no Brasil.” Guajajara conta com a articulação do titular da pasta de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para tentar reverter a aprovação da matéria, mas o próprio ministro já avalia como necessária a aprovação dentro do prazo legal. “O governo está conversando, o ministro tem conversado com líderes [de bancada] no Congresso”, destacou a ministra.
[jp-related-posts ids=”1417954,1417908,1417934″]
continue lendo
Política
Defesa do pai de Vorcaro pede a Fachin para mudar prisão para regime domiciliar
Em documento, foi usado como justificativa que Henrique Moura Vorcaro está preso há mais de 90 dias sem reavaliação do caso
- Veja quais presidentes indicaram os atuais ministros do Supremo Tribunal Federal Estadão Conteúdo · há 3 horas
- Sarney recebe alta após apresentar quadro de pneumonia Fernando Keller* · há 4 horas
- Lula cobra Fachin para solução de crise no STF: ‘Isso não pode atrapalhar o processo eleitoral’ Jovem Pan · há 4 horas
- Quaest: 49% dizem que Lula é desonesto; índice de Flávio chega a 42% Jovem Pan · há 9 horas