OMS aprova resolução e será avaliada pela gestão da pandemia
A Organização Mundial de Saúde (OMS) aprovou nesta terça-feira (19), durante a 73ª assembleia anual da agência, que a atuação da entidade durante a pandemia da Covid-19 seja avaliada de forma “imparcial, independente e completa”.
Esse “julgamento” da OMS é o último ponto de uma resolução que pede que sejam analisadas as respostas da organização durante a crise. O requerimento foi feito por alguns países, dentre eles o Brasil.
A avaliação também vai olhar para as recomendações da agência sobre a prevenção, os preparativos necessários e a melhora da capacidade de resposta diante da pandemia.
No encerramento da assembleia, que pela primeira vez aconteceu de forma virtual, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, confirmou que esse procedimento começará assim que possível, embora tenha admitido que a prioridade atual é a luta contra a Covid-19.
“Damos boas-vindas a qualquer iniciativa que fortaleça a seguridade sanitária global e fortaleça a OMS, que sempre está firmemente comprometida com a transparência, a adoção de responsabilidades e a melhora contínua”, disse.
O governo dos Estados Unidos vem sendo crítico mais firme da OMS, apontando para supostos erros na gestão da pandemia e pela discordância sobre a origem do novo coronavírus, que o presidente Donald Trump já afirmou ter sido em laboratório de Wuhan, na China.
Os EUA, inclusive, já congelaram o repasse feito à Organização e ameaçam a suspensão definitiva do pagamento.
*Com informações da Agência EFE
continue lendo
Mundo
Congresso dos EUA aprova novo pacote de sanções contra a Rússia
A medida dá autoridade a Trump para impor tarifas contra os compradores de petróleo e gás russo
- EUA criticam Canadá, México e China por falhas no combate ao tráfico de drogas Estadão Conteúdo · há 7 horas
- Banco Central dos EUA eleva juros para faixa de 3,75% a 4% ao ano AFP · há 12 horas
- Desabamento de prédio em Gaza deixa pelo menos 21 mortos AFP · há 12 horas
- Trump? Kennedy? Entenda a polêmica envolvendo centro cultural em Washington Fernando Keller* · há 18 horas