JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Tempo Real | 14h00 - 16h00
Mundo

Espanha desmantela rede de tráfico de felinos exóticos e apreende 19 animais

Entre as espécies encontradas estavam caracais linces-do-deserto, pumas e outras obtidas por cruzamentos com gatos domésticos; segundo a Guarda Civil, esta é apenas 'a ponta do iceberg' de um esquema internacional

Felipe Cerqueira

Felinos exóticos recuperados pela Guarda Civil da Espanha
20250414_op_Kotach_Valencia_01.jpg_1469917304 Divulgação/Guarda Civil da Espanha

A Guarda Civil da Espanha prendeu nesta segunda-feira (14) um casal suspeito de comandar uma rede internacional de tráfico de felinos exóticos. A operação, realizada na ilha de Mallorca, resultou na apreensão de 19 animais, incluindo espécies protegidas como leopardos-nebulosos e um lince africano, além de 16 felinos híbridos. De acordo com as autoridades, os animais eram criados em cativeiro e vendidos ilegalmente pela internet.

Entre as espécies encontradas estavam caracais (linces-do-deserto), pumas e outros felinos obtidos por cruzamentos com gatos domésticos. Os investigadores apontam que os suspeitos utilizavam redes sociais para anunciar os animais, com preços que chegavam a 60 mil euros (cerca de R$ 389 mil), como no caso de uma pantera-nebulosa — considerada um dos felinos mais raros do mundo.

[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

Segundo a Guarda Civil, esta é apenas “a ponta do iceberg” de um esquema internacional que envolvia criadores, veterinários e responsáveis pela logística de transporte. Muitos dos animais tinham origem em países do Leste Europeu, como Rússia, Belarus e Ucrânia, e eram levados ilegalmente ao Reino Unido. Durante a operação, foram encontrados 40 passaportes emitidos por Rússia, Belarus e China, o que reforça a suspeita de uma rede organizada de tráfico internacional de espécies ameaçadas. As investigações continuam para identificar outros envolvidos no esquema.

*Com informações da AFP
Publicado por Felipe Cerqueira

[jp-related-posts ids=”1910066,1829140″]

Assuntos