Irã esclarece posição sobre trégua e diz que segurança em Ormuz depende do fim de sanções
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmail Baghaei, afirmou que Teerã esclareceu suas posições sobre a resposta dos Estados Unidos ao plano de trégua de sete dias, por meio de mediadores do Catar, e que alguns “detalhes adicionais” ainda serão compartilhados com Washington, durante coletiva neste domingo.
Baghaei ressaltou que o Irã considera que a principal condição para qualquer entendimento entre os países é o pleno cumprimento das obrigações dos EUA e o respeito aos direitos legítimos do povo iraniano.
O porta-voz também defendeu que melhorar a segurança do Estreito de Ormuz exige o levantamento completo das sanções americanas. “A firme posição de Teerã baseia-se no princípio de que a restauração da segurança no Estreito de Ormuz só pode ser alcançada com medidas práticas por parte dos Estados Unidos, como a completa cessação das interrupções à navegação comercial iraniana, o levantamento de todas as sanções unilaterais e recentes e o fim das intervenções militares”, afirmou.
Na coletiva, Baghaei voltou a aconselhar que os países da região impeçam o “uso indevido” de seus territórios para atacar o Irã.
Paralelamente, o Ministério das Relações Exteriores do Irã emitiu um comunicado, via Telegram, dizendo que a principal questão é o que deve ser feito para garantir a segurança do Estreito de Ormuz e de todo o Golfo Pérsico e do Mar de Omã, e acusou os EUA e o regime sionista de serem culpados pela falta de segurança na importante rota marítima. Teerã defendeu que “nunca se esquivou da diplomacia”.
“A realidade é que a experiência anterior e as abordagens do lado americano mostram que o outro lado não está levando a sério o uso de ferramentas diplomáticas”, diz a nota.
continue lendo
Mundo
Pelo menos dois morreram e dezenas foram detidos após tiroteio em shopping nos EUA
A polícia ainda não anunciou nenhuma prisão nem divulgou a descrição de nenhum suspeito
- Chefe prisional que supervisionou execução fracassada nos EUA renuncia ao cargo AFP · há 20 horas
- EUA descobrem origem de parasita de ‘diarreia explosiva’ ligado a surto com 13 mil casos Jovem Pan · há 1 dia
- Temporal arrasta carros e deixa uma morta e 90 resgatados na Espanha Jovem Pan · há 1 dia
- Mulher condenada à morte nos EUA está inconsciente após falha de injeção letal AFP · há 2 dias