Agosto foi o mês mais devastador para o clima com metade da área queimada no Brasil em 2024
Após um período prolongado de seca, o Brasil enfrentou uma onda de incêndios em agosto, que resultou em uma área queimada de 56.516 km². Este número marca o agosto mais devastador desde que o Monitor do Fogo da plataforma MapBiomas começou a registrar dados em 2019. No total, em 2024, a área queimada já soma 113.960 km², um aumento alarmante em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o total foi mais da metade desse valor.
A agropecuária foi severamente impactada, com aproximadamente 34% da área queimada correspondendo a pastagens, totalizando 24.045 km². Na região amazônica, 55% das queimadas ocorreram em áreas destinadas à pecuária. Os Estados que mais sofreram com os incêndios foram Mato Grosso, Pará e Mato Grosso do Sul. São Paulo também se destacou ao registrar 3.704 km² de queimadas, principalmente em plantações de cana-de-açúcar.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/cta_logo_jp_geral.png” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Entre os biomas, o cerrado foi o mais atingido, seguido pela Amazônia e pelo Pantanal. A situação é preocupante, pois há indícios de que os incêndios podem se intensificar em setembro. Entre os dias 1º e 11 de setembro, foram identificados quase 46 mil focos de calor, o que eleva a preocupação sobre a gravidade da situação. É fundamental que o governo implemente medidas eficazes para combater os incêndios e proteger as áreas afetadas.
[jp-related-posts ids=”1718312,1717891″]
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Carolina Ferreira
continue lendo
Brasil
APS firma acordo para encerrar litígio sobre tarifa de acesso ao Porto de Santos
Com o entendimento, a APS deverá receber cerca de R$ 416,9 milhões. A autoridade receberá o recurso apenas após a homologação judicial do acordo
- Até quando vai o calor? Veja quando as temperaturas devem cair em SP e no Brasil Estadão Conteúdo · há 20 horas
- Rio Grande do Sul tem alerta para temporais, granizo e ventos acima de 90 km/h Jovem Pan · há 23 horas
- Aeroporto de Confins volta à normalidade depois de suspender operações Agência Brasil · há 2 dias
- Aeroportos de Congonhas e Guarulhos têm voos cancelados por nevoeiro em SP Estadão Conteúdo · há 2 dias