JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Jornal Jovem Pan | 20h00 - 22h30
Brasil

Capital paulista registra ‘chuva’ de fuligem por causa da poluição

A condição climática costuma ser observada com frequência pelo interior paulista, de acordo com o Climatempo, onde a quantidade de focos de fogo e de fumaça é muito maior do que na Grande São Paulo

Redação

Após atingir cidades do Rio Grande do Sul, foi a vez de São Paulo presenciar, nesta quarta-feira (11), a “chuva” de fuligem na zona oeste da capital, na divisa com Osasco. Apesar de ter ficado conhecida como “chuva” de fuligem, o termo correto é queda, porque se tratam de floquinhos de fuligem que caem do céu e não de “líquido”. A condição climática costuma ser observada com frequência pelo interior paulista, de acordo com o Climatempo, onde a quantidade de focos de fogo e de fumaça é muito maior do que na Grande São Paulo.

A quantidade de fumaça sobre o Estado poderá aumentar no fim de semana, devido ao deslocamento de uma frente fria. Além do aumento da fumaça, poderão ser vistos redemoinhos de fumaça e de poeira. Segundo a previsão, esta frente fria deve passar sobre Estado de São Paulo entre domingo (15) e segunda-feira (16), e tem potencial para provocar chuva forte no litoral, na Grande São Paulo e em várias áreas pelo interior paulista.

[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/cta_logo_jp_geral.png” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

Na capital paulista, onde as temperaturas permanecem elevadas e a umidade do ar segue baixa em torno dos 20%, a passagem da frente fria vai trazer um pouco de alívio. O volume de chuva esperado, porém, deve ser bem menor, com chuva fraca e chuviscos de forma intermitente durante a trajetória do sistema, segundo o Centro de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura.

Até sábado (14), a temperatura máxima deve ficar acima dos 30ºC. Entre domingo e terça-feira (17), os termômetros devem ficar em torno de 20ºC. Desta forma, o declínio das temperaturas não será duradouro, devendo voltar a esquentar ainda no decorrer da próxima semana. Na quarta-feira (18), de acordo com a empresa Meteoblue, a variação deve ser de 15ºC e 27ºC. Na quinta-feira (19), a temperatura deve voltar a ficar acima dos 30ºC.

No interior paulista, o calor intenso e as queimadas criaram na quarta-feira condições para a formação de um enorme redemoinho de fumaça na região de Mococa. “O fenômeno foi observado em uma propriedade que é usada para produção de queijo. O fogo atingiu todo o pasto onde ficavam os animais, mas foram eles retirados minutos antes”, disse a Climatempo.

[jp-related-posts ids=”1718221,1717891″]

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Publicado por Carolina Ferreira