Embaixador brasileiro não voltará ao cargo após ser humilhado em Israel, diz Celso Amorim
O assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim, afirmou que o embaixador do Brasil em Tel Aviv, Frederico Meyer, não retornará ao cargo após ter sido humilhado pelo chanceler de Israel, Israel Katz. “Nosso embaixador foi humilhado. Ele não volta, porque ele foi humilhado pessoalmente, mas ao ser humilhado pessoalmente foi o Brasil que foi humilhado. A intenção foi humilhar o Brasil”, afirmou. A crise diplomática entre Brasil e Israel teve início após uma declaração polêmica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em uma coletiva durante uma viagem a Adis Abeba, na Etiópia, Lula disse que a ofensiva israelense em Gaza se assemelhava ao que Adolf Hitler fez quando “resolveu matar os judeus”.
Lula tentou se retratar depois ao dizer que não citou a palavra Holocausto, mas a associação de ideias foi condenada imediatamente por Israel. Meyer foi convocado horas depois da declaração de Lula por Katz para dar explicações em um encontro que teve local alterado de última hora para o Yad Vashem, principal memorial sobre o Holocausto em Israel. O chanceler israelense afirmou que Lula era “persona non grata” em Israel até que se retratasse, mas se comunicou em hebraico, língua que Mayer não fala, e só foi se inteirar sobre o que havia sido dito sobre Lula depois. O chanceler israelense ironizou Lula em publicações nas redes sociais e reafirmou que aguardava um pedido de desculpas do presidente, que não ocorreu.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/cta_logo_jp_geral.png” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
A mudança de local em cima da hora e a forma como os israelenses organizaram a reprimenda foi vista pelo Itamaraty como uma forma de constranger o governo brasileiro. Em resposta, o ministério das Relações Exteriores chamou o embaixador Frederico Meyer de volta ao Brasil para consultas e convocou o representante israelense no Brasil, Daniel Zonshine, para dar explicações. Amorim disse agora que a convocação de Meyer a Brasília, em fevereiro, foi necessária após o ocorrido.
[jp-related-posts ids=”1619242,1619235″]
*Reportagem produzida com auxílio de IA
continue lendo
Política
Fux dá 72 horas para governo Lula se manifestar sobre MP que proíbe bets
Ministro é relator de ação no STF que discute regras das apostas; medida provisória acaba com autorizações e determina o fim da operação das plataformas
- Ataques russos geram enormes congestionamentos em Kiev; veja fotos AFP · há 4 horas
- Trump promete atacar o Irã com ‘muita força’ se país estiver envolvido com atentado em voo AFP · há 8 horas
- Protestos estudantis na França deixam 65 feridos e quase 2 mil detidos Europa Press · há 8 horas
- Expectativa de vida recupera quase o nível anterior à pandemia de covid, diz OMS AFP · há 8 horas