JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Os Pingos nos Is | 18h00 - 20h00
Mundo

Brasil rejeita inclusão da Venezuela no Brics em reunião do bloco em Kazan

Lista de nações convidadas tem Cuba, Bolívia, Indonésia, Malásia, Uzbequistão, Cazaquistão, Tailândia, Nigéria, Turquia e Belarus

Redação

O Brasil decidiu não apoiar a inclusão da Venezuela como país parceiro do Brics, que se prepara para sua 16ª reunião em Kazan, na Rússia. A lista de doze nações convidadas não inclui Caracas, mas conta com países como Cuba, Bolívia, Indonésia, Malásia, Uzbequistão, Cazaquistão, Tailândia, Nigéria, Turquia e Belarus. A exclusão da Venezuela é considerada difícil de ser revertida, uma vez que houve um consenso nas reuniões preparatórias. O governo brasileiro não reconhece a administração de Nicolás Maduro, especialmente após as eleições que foram amplamente criticadas como fraudulentas.

[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/cta_logo_jp_geral.png” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

Durante a reunião, um dos tópicos em pauta será a reforma do Conselho de Segurança da ONU, com Brasil, Índia e África do Sul se posicionando como candidatos a uma maior participação. A China, que tem liderado a expansão do Brics, agora demonstra uma postura mais cautelosa em relação ao crescimento do grupo, especialmente com a Turquia buscando papel mais significativo, buscando se tornar membro permanente. A situação no Oriente Médio será um dos principais assuntos discutidos, com críticas direcionadas a Israel. A questão da Ucrânia também será abordada, mas de maneira mais protocolar.

Apesar da ausência do presidente Lula, que será representado pelo chanceler Mauro Vieira, o Brasil avalia que os resultados da reunião podem ser considerados moderadamente positivos. O Brasil assumirá a presidência do Brics em 2025, o que representa uma oportunidade para o país influenciar as diretrizes do grupo.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias

[jp-related-posts ids=”1754466,1754462,1754304″]