Brexit: Parlamento britânico rejeita nova consulta popular sobre saída da União Europeia
O parlamento do Reino Unido rejeitou na tarde desta quinta-feira (14) uma emenda que previa uma segunda consulta popular para o Brexit, como ficou conhecida a saída dos britânicos da União Europeia. Foram 334 votos contra e 85 a favor.
Esta foi a primeira votação de uma série de pautas sobre o tema. O adiamento ou a extensão do prazo para o Brexit, previsto em um artigo do Tratado de Lisboa, também vai passar pela apreciação dos parlamentares. Inicialmente, a data final seria 29 março.
Na quarta-feira (13), em votação apertada, a Câmara dos Comuns já havia descartado uma eventual saída do bloco sem acordo em “qualquer momento e em qualquer cenário”. A única opção, agora, é a prorrogação do prazo, que será proposta hoje.
Nesta terça(12), a primeira-ministra Theresa May sofreu grande derrota com a rejeição pelo parlamento de uma segunda versão acordo alinhado com a União Europeia, cujo principal entrave era sobre fronteira entre as Irlandas, que pertencem ao reino.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Mundo
Trump rejeita plano iraniano para reabrir o Estreito de Ormuz
O Irã havia anunciado na sexta-feira que tinha apresentado uma proposta aos Estados Unidos para reabrir o Estreito de Ormuz em um prazo de sete dias
- ONU: Rússia quer reforma do Conselho de Segurança com assento permanente para Brasil e Índia Estadão Conteúdo · há 10 horas
- Sete morrem em troca de ataques entre Rússia e Ucrânia com intensificação da guerra aérea Estadão Conteúdo · há 15 horas
- EUA e China abrirão ‘canal de comunicação’ para incidentes relacionados à IA AFP · há 16 horas
- Depois da Meta, TikTok aceita limitar tempo de uso dos adolescentes AFP · há 17 horas