Guterres vê ‘guinada perigosa’ no Oriente Médio e pede fim de ‘círculo de represálias’
O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou neste domingo (22) para o risco de um novo ciclo de destruição e retaliações no Oriente Médio, após os ataques dos Estados Unidos contra o Irã. Segundo ele, a ofensiva representa uma “guinada perigosa” na região. “Condeno qualquer escalada militar no Oriente Médio. As pessoas da região não podem suportar outro ciclo de destruição. E, no entanto, agora corremos o risco de cair em um círculo de represália após represália”, afirmou Guterres, durante uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU.
O diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, também expressou preocupação com o risco de ampliação do conflito e pediu “máxima moderação”. Para ele, ainda há uma “janela de oportunidade para retomar o diálogo e a diplomacia”. Caso contrário, advertiu, “a violência pode atingir níveis impensáveis e o regime global de não proliferação nuclear corre o risco de colapsar”.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Grossi afirmou que os bombardeios causaram danos visíveis nas instalações de Fordow, principal centro de enriquecimento de urânio a 60% no Irã, o que indica o uso de munições perfurantes pelos EUA. No entanto, segundo ele, ainda não é possível avaliar a extensão dos danos subterrâneos. “Ataques armados contra instalações nucleares jamais deveriam ocorrer”, reforçou, destacando os riscos de contaminação radioativa.
*Com informações da AFP
Publicado por Felipe Cerqueira
[jp-related-posts ids=”2000529,2000476″]
continue lendo
Mundo
Irã propõe reabrir Estreito de Ormuz em dois dias se EUA aceitarem exigências
Teerã condiciona a retomada da rota estratégica a concessões de Washington, incluindo o fim das sanções e a redução da presença militar americana no Oriente Médio
- Trump discursa na véspera das eleições legislativas dos EUA: ‘Mais importantes de nossas vidas’ AFP · há 4 minutos
- Ucrânia acusa Rússia de matar 26 pessoas em escola no sul após fim da trégua local AFP · há 56 minutos
- Trump pede à Suprema Corte que Califórnia descarte votos que ele considera de ‘não cidadãos’ Europa Press · há 3 horas
- Trump diz que, se republicanos perderem na Câmara e no Congresso, EUA estará ‘acabado’ Europa Press · há 3 horas