AfD registra maior crescimento da direita nas eleições na Alemanha
O partido do chanceler Friedrich Merz, da centro-direita conservadora, venceu as eleições municipais realizadas no último fim de semana no estado da Renânia do Norte-Vestfália, o mais populoso da Alemanha, com cerca de 18 milhões de habitantes. A legenda manteve aproximadamente 33% dos votos, desempenho semelhante ao da última eleição.
O destaque, porém, ficou com o partido de direita Alternativa para a Alemanha (AfD), que triplicou sua votação, passando de 5% para quase 15% no estado. Tradicionalmente mais forte no leste do país — a antiga Alemanha Oriental —, a sigla vem conquistando espaço também na parte ocidental, região mais populosa e economicamente relevante.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
O crescimento da AfD acende um alerta para os partidos tradicionais, como conservadores e social-democratas. Analistas apontam que fatores como o aumento do custo de vida (especialmente em energia e moradia, agravados pela guerra na Ucrânia) e as preocupações com a imigração e a criminalidade têm impulsionado o avanço da legenda.
Lideranças como Alice Weidel, uma das principais vozes da AfD, vêm ganhando projeção e colocando pressão sobre o governo de Merz. O chanceler terá agora o desafio de conter essa ascensão nos próximos anos, em um cenário semelhante ao observado em outros países europeus, onde partidos da nova direita têm ampliado sua presença eleitoral.
[jp-related-posts ids=”2057101,2057020″]
Assuntos
continue lendo
Mundo
Justiça dos EUA suspende medida de Trump que restringia voto por correio
Presidente norte-americano assinou em março uma ordem que limitava esse formato de votação antes das eleições de meio de mandato
- Número de mortos no Nepal e no Tibete chega a 552 após avalanche AFP · há 10 horas
- Como foi o eclipse que deixou 96,2% da Lua escurecida nesta madrugada Estadão Conteúdo · há 10 horas
- EUA, Coreia do Sul e Japão realizarão exercício militar trilateral em setembro Estadão Conteúdo · há 11 horas
- Irã acusa EUA de ‘terrorismo de Estado’ por novas sanções econômicas Jovem Pan · há 11 horas