Polícia Federal deflagra operação contra milícia que atua na zona oeste do Rio de Janeiro

Cerca de 80 policiais federais cumprem 13 mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão

  • Por Jovem Pan
  • 01/11/2023 08h12 - Atualizado em 01/11/2023 08h16
Divulgação/Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro policia-federal-operacao-embryo Polícia Federal cumpre mandados de prisão preventivas e busca e apreensão contra alvos da milícia no Rio de Janeiro

Na manhã desta quarta-feira-feira, 01, a Polícia Federal, em ação conjunta com o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), deu continuidade à Operação Embryo – deflagrada no início da tarde desta segunda, 31 – para desarticular grupo de milicianos que atuam na comunidade de Rio das Pedras, zona oeste do Rio de Janeiro. Na ação, cerca de 80 policiais federais cumprem 13 mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada do Tribunal de Justiça do RJ, em diversos endereços da capital fluminense e nos municípios de Saquarema e Angra dos Reis. No início da operação, dois milicianos suspeitos de liderarem a milícia foram presos na Barra da Tijuca. Além deles, três homens que faziam a segurança dos alvos foram presos em flagrante: dois policiais militares da ativa e um militar da reserva do exército.

A investigação teve início em dezembro de 2021, após a prisão em flagrante de um homem responsável pela contabilidade e gerência da milícia no interior da comunidade de Rio das Pedras. Ao todo, 17 integrantes do grupo criminoso já foram denunciados pelo Ministério Público. Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo, lavagem de dinheiro, além de eventuais outros crimes que possam surgir após a deflagração da operação. O nome da operação Embryo, em inglês, significa “embrião” e faz referência à primeira milícia estruturada e com atuação em uma comunidade do Rio de Janeiro.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.