Direita recebe permissão real para tentar formar governo na Espanha

Monarca indicou em um comunicado que sua decisão seguiu o ‘costume’; caso haja uma posse fracassada, será acionada uma contagem regressiva de dois meses para que as eleições legislativas se repitam

  • 22/08/2023 17h49
Thomas COEX / AFP eleições na espanha Alberto Nunez Feijoo, líder do partido de oposição de direita espanhol Partido Popular (PP), gesticula durante uma reunião eleitoral como parte da campanha eleitoral geral da Espanha, antes das eleições gerais de 23 de julho, em Guadalajara em 16 de julho de 2023

O líder de direita, Alberto Núñez Feijóo, recebeu autorização do rei Felipe VI para tentar formar governo na Espanha, o que permitirá o seu empossamento como novo chefe de governo. Felipe VI manifestou “sua decisão de propor ao senhor Alberto Núñez Feijóo como candidato à presidência do governo”, anunciou após se reunir com o monarca a presidente do Congresso, Francisca Armengol, em uma declaração ao Congresso dos Deputados. A expectativa cresceu nos últimos dias em relação a se o rei, que realizou uma ronda de consultas entre segunda e terça-feira, designaria a formação do governo ao líder do Partido Popular (PP, conservador), que ganhou as eleições legislativas de 23 de julho, ou ao socialista Pedro Sánchez, presidente de Governo em exercício. O monarca indicou em um comunicado que sua decisão seguiu o “costume” de que seja “o candidato do grupo político que obteve o maior número de assentos” que seja “o primeiro a ser proposto” para a posse.

Apesar da permissão real, Feijóo ainda não conta com os votos necessários para conseguir o cargo. Entretanto, a seu favor também conta o fato de que seu adversário, Pedro Sánchez, que também é o atual chefe de governo, também não conta com os apoios necessários. Para alcançar maioria absoluta é preciso 176 dos 350 deputados que lhes permita governar. Na rede social X, antes Twitter, Feijóo agradeceu ao monarca “sua decisão” e garantiu que dará voz aos espanhóis “que querem mudança, estabilidade e moderação com um Governo que defenda a igualdade de todos”. Armengol indicou que entrará em contato com Feijóo nas próximas horas para marcar a data da posse. Embora tenha pedido calma, o líder da direita havia indicado previamente que se fosse designado pelo rei começaria as consultas com os diferentes partidos na próxima segunda-feira, 28.

Caso haja uma posse fracassada, será acionada uma contagem regressiva de dois meses para que as eleições legislativas se repitam, a menos que Pedro Sánchez consiga construir uma maioria nesse período. Depois de se reunirem separadamente com o chefe de Estado nesta terça , tanto Sánchez como Feijóo afirmaram que estavam dispostos a se submeter a um debate de posse. Mas Feijóo reivindicou o seu direito de ser escolhido por ser “o candidato do partido que ganhou as eleições”. O líder dos conservadores tem 172 votos: 137 dos deputados do PP, 33 do partido de extrema direita Vox e os deputados de dois pequenos partidos regionais. Mas por enquanto, perante um possível debate de posse, o líder socialista tem apenas 164 votos, incluindo os 131 de seu partido e 31 da extrema esquerda.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.