Eleições americanas: Biden e Trump divergem sobre modelo de votação
O democrata incentiva voto antecipado e à distância, enquanto o republicano defende voto presencial
![](https://jpimg.com.br/uploads/2020/09/4b06bc7ed6805cab60371fba356aef70181c9108w.jpg)
O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, voltou a defender a votação antecipada para a Casa Branca e o voto à distância, neste sábado, 24. “Você não precisa esperar até 3 de novembro para votar. Você pode votar agora na maioria dos estados do país”, tuitou Biden, acrescentando um endereço eletrônico para cadastramento e a frase “faça sua voz ser ouvida”. O tuíte foi feito após a imprensa de todo mundo divulgar que o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, candidato republicano à reeleição, votou antecipadamente, neste sábado, em uma seção na cidade de West Palm Beach, na Flórida, para onde mudou sua residência eleitoral no ano passado.
A apenas 10 dias das eleições gerais, em que todos os americanos escolhem o novo presidente da potência mundial, Joe Biden e Donald Trump intensificam a campanha nesta reta final. Ainda neste sábado, Biden faz comício na Pensilvânia e conta com o ex-presidente Barack Obama como cabo eleitoral de peso em outro evento de campanha dos democratas na Flórida. O estado é uma das regiões consideradas “pêndulos” que podem definir as eleições porque não tem candidato ou partido fixo, pendendo para um lado e para outro de acordo com as propostas.
Já presidente Donald Trump realizou um comício na Carolina do Norte, na tarde deste sábado, ocasião em que atacou o adversário e as intenções do opositor, que defende o voto à distância. “Você sabe por que os democratas não querem o voto presencial? Maus propósitos”, alfinetou. Trump é contrário à votação pelos Correios por acreditar que o processo abre brechas para fraudes. Após votar presencialmente pela manhã, o presidente americano disse que o voto na urna é bem mais seguro do que “votar por carta”.
O republicano tem mais dois compromissos de campanha neste sábado, em Ohio e Wisconsin, estados que estão com projeções de voto apertadas para a eleição presidencial. Por enquanto, de acordo com pesquisas de intenções de voto, o candidato democrata Joe Biden aparece com vantagem na corrida eleitoral.
* Com Estadão Conteúdo
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.