Covid-19: Farmacêutica Novartis promete doar 130 milhões de doses de hidroxicloroquina

  • Por Jovem Pan
  • 05/06/2020 13h39 - Atualizado em 05/06/2020 14h09
REUTERS/George Frey/File Photo cloroquina Hidroxicloroquina ainda não tem sua eficácia comprovada no combate à covid-19

A gigante farmacêutica Novartis anunciou, nesta sexta-feira (5), que se comprometeu a doar até 130 milhões de doses de hidroxicloroquina para o combate à pandemia do novo coronavírus. O remédio está sob avaliação em testes clínicos para o tratamento contra a Covid-19.

A própria Novartis está fazendo seus testes e avaliará, de acordo com os resultados, se deverá estendê-los ou não. Vale destacar que ainda não há estudo robusto que aponte a droga como eficaz contra a Covid-19.

Uma vez que o uso da hidroxicloroquina seja regulamentado pelas autoridades competentes, de acordo com o comunicado da empresa, 130 milhões de doses de 200 mg serão doadas até maio. A companhia também estuda a capacidade de aumentar o estoque do medicamento, buscando até parcerias internacionais para fabricá-lo e atender a demanda global.

A Novartis deverá buscar registro para a hidroxicloroquina nas agências competentes dos EUA e da Europa. Segundo o texto, ela trabalhará justo a Organização Mundial da Saúde para determinar como funcionará a distribuição do remédio, incluindo regiões mais necessitadas.

O compromisso anunciado hoje faz parte da série de iniciativas da Novartis, conhecido como Fundo de Resposta à Covid-19. Ele inclui a doação de 20 milhões de dólares, testes clínicos de medicamentos já existentes, além de colaboração para descoberta de novos tratamentos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.