Incêndio de grandes proporções atinge a catedral de Notre-Dame em Paris; veja vídeos
Um incêndio atingiu a catedral de Notre-Dame, conhecido ponto turístico de Paris, nesta segunda-feira (15). A informação, que já havia sido relatada por internautas nas redes sociais, foi confirmada pelos bombeiros. Toda a área ao redor foi isolada e uma operação tenta controlar as chamas, que afetam sobretudo a torre central do templo. Ainda não se sabe o que deu origem ao fogo. Os turistas foram retirados do local e a polícia confirmou que não há vítimas.
O ministro do Interior da França disse que 400 bombeiros foram mobilizados.
De acordo com a CNN, um porta-voz da catedral disse que o promotor de Paris abriu uma investigação para apurar as causas do incêndio. A prefeitura de Paris divulgou, no Twitter, que o espaço de exposições Halle des Blacs Manteaux foi aberto para acolher os moradores da Ille de la Cité, afetados pela evacuação da região.
O pináculo – torre mais alta da catedral – ruiu por causa das chamas.
Confira aqui fotos e vídeos do local:
The moment #NotreDame’s spire fell pic.twitter.com/XUcr6Iob0b
— Patrick Galey (@patrickgaley) April 15, 2019
Here's a live feed from Notre Dame of the cathedral on fire, from an eyewitness in Paris: https://t.co/D1h7kybrPq doesn't look good!
— Stephanie McNeal (@stephemcneal) April 15, 2019
#notredame pic.twitter.com/FgU3uAr3PJ
— cristina casacuberta (@ccasacub) April 15, 2019
Quel spectacle…. #NotreDame ? pic.twitter.com/K1RsQ7PSEJ
— Sabine. (@trafalghar) April 15, 2019
Segundo informações da CBS, o fogo pode ter começado devido aos materiais e equipamentos que estavam dentro da igreja por causa da obra de renovação que estava sendo feita, avaliada em US$ 6,8 milhões. O fato ocorreu menos de uma semana antes da Páscoa, data em que a igreja é palco de eventos e comemorações.
A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, postou em seu Twitter que não tinha “palavras para exprimir a dor em face do incêndio de Notre-Dame.” Além disso, disse que “esta noite, todos os franceses choram por este emblema da nossa História comum. Nós teremos forças para nos erguermos”.
Je n'ai pas de mot assez fort pour exprimer la douleur que je ressens face à #NotreDame ravagée par les flammes. Ce soir, tous les Parisiens et Français pleurent cet emblème de notre Histoire commune. De notre devise, nous tirerons la force de nous relever. Fluctuat nec mergitur. pic.twitter.com/0kRRvAqNIT
— Anne Hidalgo (@Anne_Hidalgo) April 15, 2019
O presidente da França Emmanuel Macron também se manifestou no Twitter. “Notre-Dame de Paris em chamas. Emoção de uma nação inteira. Por todos os católicos e todos os franceses. Como todos os nossos compatriotas, eu estou triste essa noite por ver queimar essa parte de nós”, escreveu.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.