Manifestações em Munique contra a extrema-direita reúnem mais de 250 mil pessoas
Neste sábado (8), diversas manifestações contra a extrema-direita tomaram as ruas da Alemanha, a apenas duas semanas das eleições parlamentares. Em Munique, a polícia estimou que cerca de 250 mil pessoas participaram do ato, que tinha como lema “a democracia precisa de você” e atacam principalmente o partido AfD (Alternativa para a Alemanha). O evento, organizado sob a bandeira “Munique é multicolorida”, visava destacar a importância da diversidade e da defesa da democracia.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Além de Munique, o movimento “avós contra a extrema-direita” mobilizou protestos em várias cidades, incluindo Hannover, onde 24 mil pessoas se reuniram. No último domingo, Berlim também foi palco de uma grande manifestação, com a presença de 160 mil cidadãos que se opõem à ascensão da extrema-direita. Esses atos foram motivados pela aproximação do candidato de centro-direita, Friedrich Merz, com o partido AfD, que busca implementar uma proposta de lei que endurece as regras de imigração.
O projeto de lei proposto por Merz foi rejeitado pelo Parlamento alemão no dia 31 de janeiro, o que representou uma derrota significativa para o político. Os partidos tradicionais têm se posicionado firmemente contra qualquer tipo de colaboração com a extrema direita, mantendo uma postura de isolamento em relação ao AfD, que atualmente é o segundo partido nas intenções de voto.
Os deputados de centro-direita reiteraram sua posição de não formar governo com o AfD, enfatizando a necessidade de preservar os valores democráticos e evitar a normalização de ideologias extremistas. As manifestações refletem um crescente descontentamento da população com a possibilidade de uma maior influência da extrema direita na política alemã, especialmente em um momento tão crucial como o das eleições.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias
[jp-related-posts ids=”1847999,1848010,1847940″]