Nova Zelândia duvida de novos sobreviventes de erupção de vulcão; pelo menos 5 morreram; veja vídeos

  • Por Jovem Pan
  • 09/12/2019 12h47 - Atualizado em 10/12/2019 07h46
Reprodução/Twitter/MICHAEL SCHADE Um grupo de turistas havia deixado o vulcão há 20 minutos quando a erupção aconteceu

A polícia da Nova Zelândia afirmou, nesta segunda-feira (9), que a possibilidade de existirem mais sobreviventes da erupção do vulcão Whakaari, que aconteceu na madrugada de hoje, é praticamente nula. No momento da erupção, 50 turistas estavam na Ilha Branca, que abriga o vulcão. Até o momento, cinco mortes foram confirmadas e um “número indeterminado” de pessoas continuam desaparecidas.

“Com as informações que temos, não acreditamos que haja sobreviventes na ilha”, disse a polícia, em um comunicado. Os agentes de segurança fizeram um voo de reconhecimento sobre a Ilha Branca, onde pelo menos 20 pessoas foram resgatadas. A polícia informou, ainda, que está trabalhando com urgência para confirmar o número exato de pessoas que faleceram, bem como a identidade e nacionalidade das vítimas.

As autoridades estimaram em menos de 50 o número de turistas neozelandeses e estrangeiros que estavam na ilha no momento da explosão e revelam que ainda há um número indeterminado de “pessoas não localizadas”.

Mesmo pessimista, o Exército da Nova Zelândia disse que um avião de reconhecimento Orion sobrevoa o solo em busca de possíveis sobreviventes. “Nossa prioridade absoluta é continuar a busca e o resgate”, disse a primeira-ministra, Jacinda Ardern.

Testemunhas

Michael Schade, um dos turistas que testemunharam a erupção, publicou, em sua conta no Twitter  vídeos que mostram o vulcão. “Meu Deus, o vulcão entrou em erupção hoje, pela primeira vez desde 2001. Eu e minha família estavamos lá há 20 minutos”, escreveu.

As imagens mostram a enorme coluna de fumaça que, segundo os especialistas, atingiu 3 mil metros de altura. O turista também publicou imagens de várias pessoas são resgatadas.

A Agência Nacional de Resposta de Emergência emitiu um alerta para possíveis novas erupções ou atividade sísmica moderada. As autoridades da Nova Zelândia estabeleceram um perímetro de segurança e o cancelamento imediato de todas as excursões, incluindo barcos turísticos, ao redor da ilha, visitada anualmente por cerca de 10 mil pessoas.

No último dia 3, o grupo de monitoramento da atividade geológica GeoNet alertou que o vulcão Whakaari “entrou em um período de atividade eruptiva”, embora tenha apontado que a situação “não representa um perigo direto para os visitantes”. Enquanto isso, o governo da Nova Zelândia disse, nesta segunda-feira (9). que serão revisados os protocolos de emergência e a atividade turística ao redor do vulcão, que em 1914 teve uma erupção que causou 12 mortes.

*Com informações da Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.