OMS se diz ‘profundamente preocupada’ com avanço da Covid-19 nas Américas

  • Por Jovem Pan
  • 10/06/2020 14h39
Salvatore Di Nolfi/EFE Michael Ryan, diretor do programa de emergências da OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) voltou a alertar nesta quarta-feira (10) para a disseminação do novo coronavírus na região das Américas. “Temos visto um aumento consistente e progressivo dos casos na nas Américas Central e do Sul”, afirmou o diretor executivo da entidade, Michael Ryan, durante entrevista coletiva da entidade.

Ryan qualificou o fato como uma “profunda preocupação” e pediu que exista um foco para conter e suprimir a Covid-19 nessas zonas

Ele comentou ainda que não se sabe como o novo coronavírus pode se comportar no inverno do Hemisfério Sul. “Neste momento, não temos dados para demonstrar que o vírus agirá de modo mais agressivo ou transmitir de modo mais eficiente no inverno do Hemisfério Sul”, disse.

De qualquer modo, ele voltou a insistir que é preciso se concentrar nas medidas já bem-sucedidas de estratégia abrangente no combate à doença.

Em outro momento da coletiva, a líder da resposta da OMS à pandemia, Maria Van Kerkhove voltou a enfatizar que a pandemia “não terminou”, notando que mesmo países que têm o quadro sob controle continuam a trabalhar ativamente para impedir novos focos da doença.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.