Polícia usa gás lacrimogêneo para dispersar protesto em Paris

  • Por Jovem Pan
  • 13/06/2020 14h35
EFE/EPA/CHRISTOPHE PETIT TESSON A polícia reprimiu protesto contra o racismo em Paris

A polícia lançou gás lacrimogêneo e impediu manifestantes de marcharem por Paris para protestar contra brutalidade policial e injustiça racial neste sábado (13).

Manifestantes dispararam fogos de artifício e gritaram contra a polícia. Famílias e outras pessoas que tentavam sair do protesto tiveram dificuldades para deixar o local porque a polícia havia bloqueado a maioria das rotas de saída. A multidão restante se ajoelhou.

A polícia decidiu impedir a multidão de sair da Place de la Republique, no leste de Paris, em direção à principal casa de ópera da cidade. Um oficial da polícia disse que a decisão foi tomada por causa da proibição nacional de reuniões de mais de 10 pessoas para impedir a propagação do novo coronavírus.

Antes, manifestantes de extrema-direita haviam aberto uma faixa sobre “racismo anti-branco” em um prédio com vista para o protesto e acenderam labaredas nas cores azul-branco-vermelho da bandeira francesa. Moradores do prédio foram às janelas para derrubar a faixa. Mais tarde, ativistas anti-racismo confrontaram os ativistas de extrema-direita no telhado, atirando suas mochilas e cordas na direção da rua.

O protesto em Paris lembrou Adama Traore, homem negro francês de 24 anos que morreu em 2016. Traore não tinha o cartão de identidade consigo e teria fugido ao ser abordado pela polícia. Um enorme retrato mostrava um rosto de metade Traore, metade George Floyd. A irmã de Traore, Assa, disse à multidão: “Todos estamos exigindo a mesma coisa – justiça justa para todos”. Ela disse que seu irmão também foi algemado e detido pela polícia antes de morrer. Um relatório final divulgado no mês passado inocentou três policiais de irregularidades, desencadeando novos protestos.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.