Trump considera ‘ok’ a renúncia de Azevêdo: ‘A OMC é horrível’

  • Por Jovem Pan
  • 14/05/2020 16h21
EFE/EPA/Doug Mills Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou brevemente nesta quinta-feira (14) a notícia de que o brasileiro Roberto Azevêdo deixará a diretoria da Organização Mundial do Comércio (OMC) ainda neste ano.

O republicano disse apenas que considera “ok” a saída do diplomata e criticou o trabalho promovido pela instituição. “A OMC é horrível. Eles tratam a China como um país em desenvolvimento e, com isso, ela recebe vários benefícios”, declarou, em entrevista a jornalistas no jardim da Casa Branca.

Trump informou ainda que fará um anúncio sobre a Organização Mundial da Saúde (OMS) “em breve, provavelmente na semana que vem”, mas não deu mais detalhes.

Saída de Azevêdo

Roberto Azevêdo, diretor-chefe da Organização Mundial do Comércio (OMC), anunciou nesta quinta-feira (14) que deixará o cargo no dia 31 de agosto. Em comunicado, disse que “a decisão foi pessoal e não envolve questões de saúde e nem motivações políticas”. Seu mandato terminaria apenas em agosto de 2021.

“Em agosto, completarei sete anos como diretor-geral da OMC. E decidi que deixarei o cargo em 31 de agosto, encerrando meu segundo mandato exatamente um ano antes do previsto.”

“Entre o isolamento e minha recente cirurgia no joelho, tive mais tempo do que o habitual para refletir. E cheguei a essa decisão somente após longas discussões com minha família – minha esposa aqui em Genebra, minhas filhas e minha mãe em Brasília. É uma decisão pessoal – uma decisão familiar – e estou convencido de que esta decisão serve os melhores interesses desta Organização. Eu também quero ser claro sobre o que não é: não está relacionado à saúde (graças a Deus). Também não estou buscando oportunidades políticas.”

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.