Venezuela pede que ONU intervenha no Brasil para controlar crise da Covid-19
A Venezuela pediu nesta quarta-feira, 10, que a Organização das Nações Unidas (ONU) intervenha no Brasil para controlar a crise pela expansão dos casos de Covid-19, que o governo de Nicolás Maduro classificou como uma “tragédia”. “O Brasil registrou hoje um novo número recorde de mortes por dia pela Covid-19. Há quatro dias ratificamos ao secretário-geral da ONU, António Guterres, o que alertamos há nove meses: a ONU deve intervir para que o governo brasileiro assuma e controle a tragédia, e assim proteja toda a América do Sul“, disse o ministro das Relações Exteriores venezuelano, Jorge Arreza, no Twitter.
Arreaza postou também uma carta datada de 6 de março e dirigida a Guterres na qual o governo de Maduro solicita “urgentes gestões e bons ofícios” junto às autoridades do Brasil, especialmente o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), para que reconheça a gravidade da pandemia e coordene com os países vizinhos ações contra a Covid-19. O governo venezuelano também disse que a “alarmante dinâmica epidemiológica” no país vizinho é “uma consequência da reiterada negligência criminosa” de Bolsonaro, a quem acusou de ser o “principal obstáculo” para salvar vidas no “pior momento da pandemia“.
[jp-related-posts ids=”1060799,1060786,1060733″]
“O presidente Jair Bolsonaro e seu governo se tornaram o pior inimigo dos esforços nacionais, regionais e internacionais, incluindo aqueles em níveis bilateral e multilateral, para mitigar os efeitos devastadores da pandemia da Covid-19 na região de América Latina e Caribe“, afirma o texto. Devido a isso, “o Brasil está sendo levado a uma verdadeira catástrofe humanitária que põe em perigo (…) a estabilidade de nossa região”. O Brasil vive seu pior momento da pandemia, com o sistema de saúde à beira do colapso, vacinação a conta-gotas devido à falta de doses e um novo registro diário de 2.286 mortes por Covid.
*Com informações da EFE
continue lendo
Mundo
Rubio insta novo chanceler venezuelano a continuar libertando presos políticos
Oliver Blanco foi nomeado na semana passada como novo chefe da diplomacia venezuelana pela presidente interina Delcy Rodríguez
- Democratas ‘viram’ na Carolina do Norte e ameaçam maioria republicana no Senado dos EUA Júlia Mano · há 4 horas
- Eleições legislativas: qual é o horário de encerramento da votação em cada estado dos EUA? Jovem Pan · há 9 horas
- Países europeus são atingidos por ciberataques a supermercados AFP · há 11 horas
- Groenlândia aprova acordo com Dinamarca e EUA após meses de pressão de Trump Estadão Conteúdo · há 12 horas