JP Sustentável discute o mercado de reciclagem no Brasil
Programa destaca desafios da cadeia de reciclagem no Brasil, os gargalos da coleta seletiva e o papel da indústria na economia circular
O JP Sustentável deste sábado recebeu Roger Amarante, diretor de Relações Internacionais do Instituto Nacional da Reciclagem (INESFA), para uma conversa sobre os avanços e os gargalos da reciclagem no Brasil. Durante o programa, Patrícia Costa e o convidado destacaram que, embora o país produza mais de 80 milhões de toneladas de resíduos por ano, apenas 3% é reciclado. O dado revela a urgência de políticas públicas integradas e maior engajamento das empresas e consumidores na gestão de resíduos. Roger Amarante explicou que a economia circular precisa deixar de ser apenas um conceito e se tornar prática no dia a dia da indústria e das cidades. Segundo ele, o Brasil ainda carece de incentivos fiscais, infraestrutura adequada e integração entre prefeituras, cooperativas e o setor privado. Outro ponto abordado foi o papel dos catadores e cooperativas, responsáveis por quase 90% do material que chega às indústrias recicladoras. O entrevistado defendeu mais inclusão social e valorização profissional, com políticas que reconheçam o serviço ambiental prestado por esses trabalhadores.
“Reciclar não é só uma questão ambiental — é também econômica e social. O Brasil tem potencial para ser líder nessa área, mas precisa de planejamento e continuidade nas políticas públicas”, destacou Amarante.
Assista ao programa completo no canal da Jovem Pan News no YouTube e confira a entrevista na íntegra com Patrícia Costa e Roger Amarante sobre o futuro da reciclagem e os caminhos para uma economia de baixo carbono.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.