Câmara aprova aposentadoria compulsória de empregados públicos aos 75 anos
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (14) um projeto de lei que regulamenta a aposentadoria compulsória de empregados públicos aos 75 anos. A proposta estabelece que trabalhadores de empresas públicas, sociedades de economia mista, subsidiárias e consórcios públicos contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho deverão ser desligados ao atingirem essa idade, desde que tenham cumprido o tempo mínimo de contribuição para a Previdência Social.
O documento aprovado foi o substitutivo da deputada Bia Kicis ao Projeto de Lei 2391/26, de autoria do deputado Luiz Carlos Hauly.
A regra já está na Constituição, mas o projeto detalha sua aplicação para empregados públicos contratados pela CLT.
A proposta também permite, em casos específicos, a contratação de profissionais aposentados para atividades de pesquisa, desenvolvimento científico, tecnológico ou inovação, quando houver notória especialização.
O texto foi encaminhado para análise do Senado Federal
Assuntos
continue lendo
Política
Maioria dos deputados tenta reeleição, mas cresce busca por outros cargos em 2026
437 dos 513 parlamentares em exercício disputarão novo mandato na Câmara; número de candidatos ao Senado dobrou em relação a 2022
- STF julga hoje se Moraes deve ser investigado no caso Master; entenda Júlia Mano · há 6 horas
- Brasil e EUA voltarão a discutir sobre tarifaço durante encontro no G20 Agência Brasil · há 8 horas
- Edinho Silva critica Flávio e diz que candidato do PL quer acabar com Pix e é contra fim da 6×1 Estadão Conteúdo · há 8 horas
- Renan volta a criticar STF: ‘Não dá para aceitar ordens de ministros que servem a escândalo’ Estadão Conteúdo · há 8 horas