Flávio Dino suspende regra que iguala idade de aposentadoria para policiais homens e mulheres
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu suspender um dispositivo da Reforma da Previdência que igualava a idade de aposentadoria para policiais, estabelecendo 55 anos tanto para homens quanto para mulheres. Essa medida foi considerada por ele como uma forma de “discriminação injusta”, uma vez que outras profissões possuem critérios distintos para a aposentadoria. A decisão foi motivada por um pedido da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol), que argumentou que a regra poderia prejudicar as mulheres policiais. Dino enfatizou que a norma contestada poderia dificultar ou até inviabilizar a aposentadoria dessas profissionais, resultando em danos irreparáveis.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/cta_logo_jp_geral.png” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Enquanto o Congresso não aprovar uma nova legislação sobre o tema, a regra geral que prevê uma redução de três anos na idade de aposentadoria para mulheres policiais civis e federais será mantida. O ministro destacou a importância de que o Legislativo estabeleça critérios que sejam justos e adequados para a aposentadoria das policiais. Dino também ressaltou que a questão da aposentadoria deve ser tratada com atenção, considerando as especificidades de cada categoria. A expectativa é que o Congresso se mobilize para criar uma nova norma que atenda às necessidades e direitos das mulheres no âmbito da segurança pública.
[jp-related-posts ids=”1750318,1750204″]
Publicado por Sarah Paula
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Assuntos
continue lendo
Cristiano Vilela
O Judiciário não pode ser o palco de uma guerra de poder
A gravidade do caso está justamente nessa sobreposição de funções e interesses
- Em resposta a Fachin, PGR abre investigação para apurar se investigação de PF contra Moraes é ilegal Matheus Alleoni · há 10 horas
- Em meio a crise, STF reforça esquema de segurança para o 7 de Setembro Estadão Conteúdo · há 10 horas
- TSE aprova oito candidaturas à Presidência; saiba quais Estadão Conteúdo · há 10 horas
- Candidato ao governo do DF, José Arruda entra com recurso contra inelegibilidade Jovem Pan · há 10 horas