JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Direto ao Ponto | 01h00 - 02h30
Política

Lula confirma que vai vetar PL da Dosimetria

Presidente afirmou em conversa com jornalistas que quem cometeu crime contra a democracia tem de pagar

Fernando Keller

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante entrevista à TV Verdes Mares. Fortaleza
54961189926_16f23cb067_k Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula vai vetar na íntegra o Projeto de Lei que reduz as penas dos condenados pelo 8 de janeiro de 2023. O texto ficou conhecido como PL da Dosimetria e foi aprovado na noite de ontem pelo plenário do Senado com 48 votos favoráveis. A matéria beneficia diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro, inimigo político número 1 de Lula. O presidente garantiu o veto. “Tenho dito que pessoas que cometeram crime contra a democracia aterão de pagar. Nem terminou o julgamento e já aprovaram redução de pena. Na hora que chegar na minha mesa, eu vetarei”, garantiu o presidente durante um café com jornalistas que trabalham no Palácio do Planalto.

[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_4anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

Nos bastidores, o que se fala é que Lula foi orientado pelos auxiliares a falar publicamente sobre o assunto. A estratégia é passar a ideia de que o governo tem tolerância zero com o golpismo e que valoriza a democracia. Ontem, a base aliada não obstruiu os trabalhos. A conversa de bastidor é de que o governo fez uma troca: não atrapalharia a tramitação do projeto e em troca as pautas do governo seriam aprovadas. Lula negou. “Se houve esse acordo, não fui informado”.

[jp-related-posts ids=”2088877,2088847,2088851″]