Polícia Federal afirma que Bolsonaro tinha minuta de pedido de asilo político na Argentina
A Polícia Federal localizou, na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro, uma minuta de solicitação de asilo político na Argentina. Para os investigadores, o material sugere que Bolsonaro teria considerado fugir para o país vizinho. O documento foi elaborado após o início da operação da PF que investiga a suposta trama golpista de seus aliados, processo que levou o ex-presidente a se tornar réu no Supremo Tribunal Federal (STF).
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Segundo a PF, o arquivo teve sua última edição em fevereiro de 2024. No texto, dirigido ao presidente argentino Javier Milei, Bolsonaro se descreve como “um perseguido por motivos e por delitos essencialmente políticos”. A descoberta consta no relatório final da investigação que também envolve o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente.

Veja o que diz o documento da PF
“Vale ressaltar que, cerca de dois meses antes da última edição deste documento, no dia 05.12.2023, o ex-presidente informou ao ministro Alexandre de Moraes que iria viajar para a Argentina nos dias 07 a 11 de dezembro. Segundo a defesa de Jair Bolsonaro, o aviso ocorreu devido às diversas investigações nas quais o ex-presidente era alvo. Jair Bolsonaro esteve, então, presente na posse do atual mandatário argentino, em comitiva acompanhada por seu filho Eduardo Bolsonaro, dentre outros aliados”, relatou a PF.
“Os elementos informativos encontrados indicam, portanto, que o ex-presidente Jair Bolsonaro tinha em sua posse documento que viabilizaria sua evasão do Brasil em direção à República Argentina, notadamente após a deflagração de investigação pela Polícia Federal com a identificação de materialidade e autoridade delitiva quanto aos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito por organização criminosa”, diz outro trecho do relatório.
[jp-related-posts ids=”2042084,2042079″]
Assuntos
continue lendo
Eliseu Caetano
Trump transforma a questão das Malvinas em pressão sobre aliados
Ao reabrir a discussão sobre a posição americana no arquipélago, presidente transforma uma disputa territorial de décadas em instrumento de negociação com o Reino Unido
- Câmara aprova indicação de Rodrigo Pacheco para ministro do TCU Estadão Conteúdo · há 4 minutos
- Com seis vitórias eleitorais, Marília Campos mira o Senado por MG e lidera pesquisas Sarah Américo · há 20 minutos
- Quem é Marcelo Aro, mineiro que ascendeu rapidamente na política e busca vaga no Senado por MG Sarah Américo · há 20 minutos
- ‘Será meu discurso mais duro contra ele’, diz Malafaia sobre Moraes em 7 de Setembro Bruno Pinheiro · há 21 minutos