Prazo para tirar 2ª via do título de eleitor acaba quinta-feira (27)
Eleitores que deixaram para última hora a organização dos documentos para as votações – nos dias 7 e 28 de outubro – têm apenas até quinta-feira (27) para solicitar a segunda via do título no cartório eleitoral da zona onde estão cadastrados.
A previsão consta no artigo 52 do Código Eleitoral. Para a emissão da segunda via do título, o eleitor deve estar em dia com a Justiça Eleitoral.
Tal exigência significa que não poderá ter débitos pendentes, como multas por ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais, como o de mesário, ou ainda ter recebido multas em razão de violação à legislação eleitoral.
No dia da eleição, o eleitor deve levar um documento oficial com foto: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho, identidade ou carteira nacional de habilitação.
Porém, com o título de eleitor em mãos, a pessoa tem algumas informações que constam só nele, como dados sobre a zona e a seção eleitoral.
Também é possível baixar o aplicativo e-Título (título de eleitor em meio digital, disponível para Android ou iOS), que substitui documento oficial com foto.
Não valem certidão de nascimento e de casamento como prova de identidade na hora de votar.
Acompanhe a cobertura completa das Eleições 2018.
*Com informações da Agência Brasil.
Assuntos
continue lendo
Política
Cury defende corte de ministérios de ‘digitalização da máquina pública’ em sabatina
Segundo o candidato, a estimativa de corte foi definida após uma avaliação com um grupo de pessoas sobre a possibilidade de fundir ministérios e otimizar gastos
- ‘Leviandade’, diz ex-comandante da FAB acusado por Flávio de pedir votos para Lula Estadão Conteúdo · há 6 horas
- Tarcísio diz que Flávio já prestou esclarecimentos sobre ‘Dark Horse’ Estadão Conteúdo · há 7 horas
- ‘Perdi a Janja depois de 45 anos de casado’, diz Lula ao confundir atual esposa com Marisa Jovem Pan · há 8 horas
- O que quer cada região do país? Disputa eleitoral passa pelas prioridades de cinco ‘Brasis’ Agência Senado · há 8 horas