JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Jornal da Manhã – 1ª Edição | 05h00 - 07h00
Mundo

Trump parabeniza astronautas da Artemis II: ‘Vocês fizeram história’

Os astronautas da missão Artemis II concluíram o sobrevoo da Lua e iniciaram nesta terça-feira (7) a viagem de retorno à Terra, após a observação de partes pouco conhecidas do satélite até agora

Victor Trovão

Captura de tela da transmissão da NASA mostra os quatro membros da tripulação da Artemis II, enquanto se dirigem para orbitar a Lua pela primeira vez em mais de meio século
Captura de tela da transmissão da NASA mostra os quatro membros da tripulação da Artemis II, enquanto se dirigem para orbitar a Lua pela primeira vez em mais de meio século HANDOUT / NASA TV / AFP

O presidente Donald Trump parabenizou nesta segunda-feira (6) os astronautas da Artemis II que sobrevoaram a Lua durante uma chamada com o grupo, na qual disse a eles que fizeram “história”.

“São pioneiros modernos, todos vocês”, afirmou Trump antes de iniciar uma conversa com os tripulantes, três americanos e um canadense, que estão em uma missão histórica de 10 dias ao redor do satélite natural da Terra.

“Vocês têm muita coragem para fazer o que estão fazendo”, declarou o presidente aos astronautas. “Vocês fizeram história e fizeram com que todos os Estados Unidos se sintam orgulhosos.”

Retorno à Terra

Os astronautas da missão Artemis II concluíram o sobrevoo da Lua e iniciaram nesta terça-feira (7) a viagem de retorno à Terra, após a observação de partes pouco conhecidas do satélite até agora.

Por cerca de 40 minutos, os tripulantes da nave Orion – Christina Koch, Victor Glover, Reid Wiseman e Jeremy Hansen – ficaram sem qualquer tipo de contato com a Terra ao passarem por trás do satélite natural. Nesse momento, puderam ver tanto o ocaso como o nascer da Terra.

“É maravilhoso escutar novamente a Terra”, afirmou Cristina Koch quando a conexão foi retomada.

“Sempre vamos escolher a Terra. Sempre vamos escolher uns aos outros”, disse Koch, em suas primeiras declarações após o corte de sinal.

Pouco depois do início da viagem de retorno à Terra, que levará cerca de quatro dias, os astronautas observaram um eclipse solar.

Na segunda-feira, a equipe da Artemis II bateu o recorde de 400.171 km de distância da Terra, estabelecido pela missão Apollo 13 na década de 1970. A missão atual superou a marca anterior, alcançando 406.771 km de distância.

*AFP