JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Três em Um | 16h00 - 18h00
Mundo

Irã diz que continuará se defendendo ‘até que agressões de Israel terminem’ e cobra ação da ONU

Amir Saeid Iravani acusou Israel de ultrapassar 'todas as linhas vermelhas' ao atingir diretamente alvos civis e de infraestrutura crítica dentro do território iraniano

Felipe Cerqueira

Representante Permanente do Irã nas Nações Unidas, Amir Saeid Iravani discursa ao Conselho de Segurança das Nações Unidas
U.N. Security Council Meets After Iran Launches Direct Attack On Israel David Dee Delgado/Getty Images/AFP

O embaixador do Irã na Organização das Nações Unidas (ONU), Amir Saeid Iravani, afirmou nesta segunda-feira (16) que seu país continuará se defendendo “de maneira proporcional” diante dos ataques de Israel. “Continuaremos a nos defender até que as agressões de Israel terminem”, disse o diplomata a jornalistas na sede do órgão, em Nova York (EUA).

Iravani acusou Israel de ultrapassar “todas as linhas vermelhas” ao atingir diretamente alvos civis e de infraestrutura crítica dentro do território iraniano. “Hospitais foram atingidos, refinarias de petróleo. Isso não foi acidente. Foi proposital”, afirmou. Segundo ele, a ação militar de Teerã contra Tel Aviv foi uma resposta legítima para “preservar a soberania nacional e a integridade territorial” do Irã.

[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

Apesar do tom firme, o embaixador buscou reforçar que o Irã não deseja uma escalada no conflito, “mas vamos proteger nossa soberania e integridade”. Iravani alertou para os riscos humanitários dos bombardeios israelenses e disse que o vazamento de radiação provocado pelos ataques a usinas nucleares iranianas “foi rapidamente contido”.

O representante iraniano também responsabilizou os Estados Unidos pelos ataques de Israel. Para ele, o Conselho de Segurança da ONU precisa agir diante do cenário “e condenar a agressão e o agressor”, declarou, em referência direta a Israel.

*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Carolina Ferreira

[jp-related-posts ids=”1995294,1995279″]