Trump ordena ‘reforma’ do corpo diplomático americano para evitar divergências
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou na última quarta-feira (12) a “reforma” do corpo diplomático do país para restringir qualquer divergência sobre suas políticas, enquanto prossegue com sua profunda revisão do governo federal. Com uma ordem executiva, Trump anunciou que o secretário de Estado, Marco Rubio, “reformará o Serviço Exterior e a administração das relações exteriores para assegurar a implementação fiel e efetiva da agenda de política externa do presidente”.
O republicano recordou que cada funcionário do Departamento de Estado relacionado com a política externa americana está “sob a direção e autoridade do presidente”. Com o título “Uma voz para as relações exteriores dos Estados Unidos”, a ordem alerta que seu descumprimento “é motivo de falta disciplinar, inclusive de afastamento” do cargo.
A medida afeta quase 80.000 funcionários do Departamento de Estado no mundo, incluindo diplomatas de carreira e milhares de civis. Em apenas um mês de mandato, Trump ordenou o congelamento da ajuda externa dos Estados Unidos, com algumas exceções, e pretende desmantelar a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Trump, em colaboração com seu principal doador e aliado Elon Musk, iniciou uma enorme reforma do governo federal, rastreando gastos públicos que considera desperdício ou que não estão alinhados com suas políticas, como os programas que promovem a diversidade e a igualdade.
*Com informações da AFP
Publicado por Victor Oliveira
[jp-related-posts ids=”1851259,1851391″]
continue lendo
Mundo
El Niño provocará até 451 mil mortes associadas ao calor; estima-se 13,3 mil no Brasil
Estudo da Climate Impact Lab indica que o maior impacto do fenômeno climático será em países em desenvolvimento
- Harvey Weinstein é condenado a 15 anos de prisão por agressão sexual AFP · há 4 horas
- Em discurso na Assembleia Geral, Milei chama ONU de ‘organização inútil’ AFP · há 6 horas
- Na ONU, presidente do Irã chama EUA de terroristas e diz que país não ‘se ajoelhará’ AFP · há 6 horas
- Brasileira de 25 anos é encontrada morta em porta-malas de carro na França Jovem Pan · há 8 horas