Estados Unidos defendem Israel e vetam pedido da ONU por cessar-fogo em Gaza
Os Estados Unidos vetaram, nesta quarta-feira (20), no Conselho de Segurança da ONU, um projeto de resolução para um cessar-fogo “imediato, incondicional e permanente” em Gaza, em apoio a seu aliado Israel. O esboço do texto pedia “um cessar-fogo imediato, incondicional e permanente que deve ser respeitado por todas as partes” e também “a libertação imediata e incondicional de todos os reféns”. Mas a forma como foi redigida enfureceu Israel, que denunciou o esboço como uma “traição”. “Deixamos claro nas negociações que não poderíamos apoiar um cessar-fogo incondicional que não conseguisse a libertação dos reféns”, justificou o embaixador adjunto dos EUA na ONU, Robert Wood, após a votação.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
“Para nós, teria que haver um vínculo entre o cessar-fogo e a libertação dos reféns. Essa tem sido nossa posição desde o início e a mantemos”, disse ele. Com a resolução proposta, acrescentou Wood, o Conselho enviaria ao Hamas “a perigosa mensagem de que não há necessidade de voltar à mesa de negociações”. O texto “nada mais é do que uma traição” e equivaleria a um “abandono” dos reféns, denunciou o embaixador israelense na ONU, Danny Danon, antes da votação.
*Com informações da AFP
Publicado por Matheus Lopes
[jp-related-posts ids=”1779155,1778576,1778859″]