Peñarol assume defesa de torcedores presos no Rio e critica a Polícia Militar carioca
O clube uruguaio Peñarol manifestou-se oficialmente sobre a detenção de seus torcedores no Brasil, após tumultos antes do jogo contra o Botafogo, na última quarta-feira, pelas semifinais da Copa Libertadores. Em nota, o presidente do Peñarol, Juan Ignacio Ruglio, anunciou que a instituição está fornecendo apoio jurídico aos 21 torcedores que permanecem presos no Rio de Janeiro, com o objetivo de assegurar sua liberação e retorno ao Uruguai. O clube repudiou a atuação da Polícia Militar carioca durante o conflito e indicou que planeja tomar medidas junto às autoridades brasileiras, organismos internacionais e instituições sul-americanas de futebol para evitar a recorrência de episódios semelhantes.
Segundo o Peñarol, foram observadas falhas na organização das autoridades para o transporte dos torcedores ao estádio Nilton Santos. A nota destaca que o ponto de encontro dos torcedores foi fixado unilateralmente pela polícia, sem atender ao planejamento acordado em reunião com o consulado uruguaio e a equipe de segurança do clube. Além disso, a empresa contratada pelo Peñarol para fornecer 35 veículos decidiu não disponibilizá-los, alegando riscos devido ao incêndio de um ônibus com torcedores uruguaios.
[cta-selector name=”model3″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/cta_logo_jp_sports.png” text2=”Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029Va9wMgZD8SE3UbBwem2u” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
O Peñarol enfatizou que, embora considere importante manter seus associados e torcedores informados, está evitando declarações públicas que possam interferir no andamento do processo judicial, priorizando a situação dos detidos. A instituição também agradeceu o apoio de outras entidades e clubes da região que já enfrentaram situações semelhantes no Brasil e demonstraram solidariedade. No campo, o Botafogo venceu o Peñarol por 5 a 0, obrigando a equipe uruguaia a buscar uma vitória por seis gols de diferença no jogo de volta para avançar na competição.
Veja a nota do Peñarol
Comunicado – Club Atlético Peñarol pic.twitter.com/UnDB7DBlDP
— PEÑAROL (@OficialCAP) October 26, 2024
[jp-related-posts ids=”1756460,1756661″]
Publicado por Felipe Dantas
*Reportagem produzida com auxílio de IA