China defende o sistema internacional da ONU após convite para ‘Conselho de Paz’ de Trump
A China afirmou, nesta quarta-feira (21), que defenderá o sistema internacional com a ONU em seu centro, um dia após anunciar que havia sido convidada a participar do “Conselho de Paz” do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Pequim confirmou na terça-feira que recebeu o convite para participar do conselho, que visa a resolução de conflitos, de acordo com seus estatutos consultados pela AFP.
A China não se pronunciou sobre se aceitará o convite, mas o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Guo Jiakun, indicou nesta quarta-feira (21) que Pequim apoiará uma ordem mundial baseada na ONU.
“Não importa como muda a situação internacional, a China defende firmemente o sistema internacional com as Nações Unidas em seu centro, uma ordem internacional baseada nos objetivos e princípios da Carta da ONU”, acrescentou Guo.
A China, segunda maior economia do mundo e membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, tradicionalmente defende o sistema das Nações Unidas, embora tenha solicitado reformas.
*Com AFP
[jp-related-posts ids=”2097424″]
Assuntos
continue lendo
Mundo
Congresso dos EUA aprova novo pacote de sanções contra a Rússia
A medida dá autoridade a Trump para impor tarifas contra os compradores de petróleo e gás russo
- EUA criticam Canadá, México e China por falhas no combate ao tráfico de drogas Estadão Conteúdo · há 8 horas
- Banco Central dos EUA eleva juros para faixa de 3,75% a 4% ao ano AFP · há 12 horas
- Desabamento de prédio em Gaza deixa pelo menos 21 mortos AFP · há 13 horas
- Trump? Kennedy? Entenda a polêmica envolvendo centro cultural em Washington Fernando Keller* · há 18 horas