Fumaça das queimadas parte de São Paulo em direção ao RJ e MG
A fumaça gerada nas queimadas do Pantanal, Amazônia e Bolívia está a caminho do Rio de Janeiro e Minas Gerais, após atingir a cidade de São Paulo e o interior do Estado neste sábado, 19. Agora, a tendência é que a qualidade do ar na região sudeste piore, o que pode provocar problemas respiratórios na população, além da ocorrência de chuva preta, de acordo com a MetSul Mereorologia. O número de focos de incêndio no Pantanal bateu recorde para um mês apenas nos primeiros 16 dias de setembro. Além disso, nos últimos dias, a Bolívia voltou a enfrentar grandes queimadas, o que representa mais uma fonte de carbono negro na atmosfera.
A fumaça já está contribuindo para piorar a qualidade do ar em alguns pontos da região metropolitana paulista. De acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), foram registrados hoje alertas laranja e vermelho, que sinalizam qualidades de ar ruim e muito ruim, respectivamente. A MetSul Meteorologia prevê ainda a possibilidade de ocorrência de chuva preta na capital e no interior paulista e em alguns locais do Mato Grosso do Sul até o início da semana. O mesmo fenômeno aconteceu em agosto do ano passado, quando nuvens escuras típicas de um dia de tempestade, com redução de luminosidade, provocaram a sensação de que a noite tinha chegado mais cedo do que habitualmente. Neste caso, a chuva preta foi causada por incêndios na Bolívia e na região amazônica.
[jp-related-posts ids=”980831,980457,980784″]
Presidente da República, Jair Bolsonaro está sendo questionado quanto a sua gestão na preservação do meio ambiente. O chefe do Executivo, inclusive, chegou a sofrer com os efeitos das queimadas, quando seu voo para Sinop, no Mato Grosso, precisou arremeter por causa das fumaças provocadas pelos incêndios. O mandatário, no entanto, já rebateu os críticos diversas vezes, minimizando o problema.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Brasil
Metrô de São Paulo estende operação 24 horas nos fins de semana até janeiro de 2027
Em caráter experimental, linhas de metrô 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata continuarão funcionando sem interrupção entre sábado e domingo
- Aeroporto de Confins suspende operações neste sábado após problema na pista Jovem Pan · há 2 horas
- São Paulo e mais sete estados têm risco de calor de mais de 40°c na próxima semana, alerta Inmet Estadão Conteúdo · há 4 horas
- Governo notifica apostadores sobre fim das bets e prazo para saques Estadão Conteúdo · há 7 horas
- Líder do PCC é preso na Bolívia e transferido para São Paulo Agência Brasil · há 16 horas