‘EUA liberaram uma fúria global antiamericana nunca vista’, diz ministro iraniano
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, provocou o presidente americano, Donald Trump, nesta segunda-feira (6). Pelo Twitter, ele disse que o Irã vai sediar amanhã o Fórum de Diálogo em Teerã para discutir maneiras de alcançar a segurança regional, “enquanto os Estados Unidos demonstram total desprezo pela carta da Organização das Nações Unidas (ONU) e incentivam o extremismo e o terror”.
Além disso, Zarif afirmou que o presidente não “vai assustar o povo iraniano” com ameaças de violações da lei internacional e “crimes de guerra”, como a promessa de uma “resposta desproporcional” e o bombardeio de locais culturais.
“O que os EUA fizeram com o assassinato terrorista de heróis anti-ISIS é liberar a fúria global antiamericana e um rancor mundial — em uma escala nunca vista na memória recente”, escreveu.
O ministro também desafiou Trump ao compartilhar fotos da marcha fúnebre que ocorre nesta segunda no país, em homenagem ao general Qasem Soleimani, assassinado na última quinta-feira.
“Você já viu um mar de humanidade como este em sua vida?”, perguntou Zarif, ao citar Trump no tweet e direcionar a ele a pergunta. “Você ainda quer ouvir os palhaços aconselhando você sobre nossa região? E você ainda imagina que pode quebrar a vontade desta grande nação e seu povo?”, acrescentou.
As procissões à Soleimani marcam a primeira vez que o Irã homenageia um único homem com uma cerimônia em várias cidades.
Have you EVER seen such a sea of humanity in your life, @realdonaldtrump?
— Javad Zarif (@JZarif) January 6, 2020
Do you still want to listen to the clowns advising you on our region?
And do you still imagine you can break the will of this great nation & its people?
End of malign US presence in West Asia has begun. pic.twitter.com/5WzYM9OBuQ
Assuntos
continue lendo
Mundo
Juiz rejeita ação de Trump contra jornal por difamação devido a um cartão postal a Epstein
Trump processou inicialmente o jornal em julho, logo após a publicação de uma notícia sobre um álbum de aniversário que Ghislaine Maxwell havia preparado para o aniversário de Epstein em 2003, no qual havia um cartão de Trump
- Bolívia decreta estado de emergência por ‘Super El Niño’ AFP · há 2 horas
- FBI atribui à Coreia do Norte roubo de US$ 6,3 bilhões em criptomoedas da Binance Estadão Conteúdo · há 2 horas
- Governo Trump debocha de migrantes em vídeo de Halloween AFP · há 3 horas
- França registra mais de 560 prisões em protestos e confrontos com a polícia Estadão Conteúdo · há 5 horas