Irã diz que continuará se defendendo ‘até que agressões de Israel terminem’ e cobra ação da ONU
O embaixador do Irã na Organização das Nações Unidas (ONU), Amir Saeid Iravani, afirmou nesta segunda-feira (16) que seu país continuará se defendendo “de maneira proporcional” diante dos ataques de Israel. “Continuaremos a nos defender até que as agressões de Israel terminem”, disse o diplomata a jornalistas na sede do órgão, em Nova York (EUA).
Iravani acusou Israel de ultrapassar “todas as linhas vermelhas” ao atingir diretamente alvos civis e de infraestrutura crítica dentro do território iraniano. “Hospitais foram atingidos, refinarias de petróleo. Isso não foi acidente. Foi proposital”, afirmou. Segundo ele, a ação militar de Teerã contra Tel Aviv foi uma resposta legítima para “preservar a soberania nacional e a integridade territorial” do Irã.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Apesar do tom firme, o embaixador buscou reforçar que o Irã não deseja uma escalada no conflito, “mas vamos proteger nossa soberania e integridade”. Iravani alertou para os riscos humanitários dos bombardeios israelenses e disse que o vazamento de radiação provocado pelos ataques a usinas nucleares iranianas “foi rapidamente contido”.
O representante iraniano também responsabilizou os Estados Unidos pelos ataques de Israel. Para ele, o Conselho de Segurança da ONU precisa agir diante do cenário “e condenar a agressão e o agressor”, declarou, em referência direta a Israel.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Carolina Ferreira
[jp-related-posts ids=”1995294,1995279″]