Von der Leyen afirma que apoia plano de paz dos EUA para Ucrânia
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, manifestou apoio neste sábado, 22, ao plano apresentado pelos Estados Unidos para cessar a guerra na Ucrânia, mas observou que o texto é preliminar e demanda esforços complementares.
“Acolhemos os contínuos esforços dos EUA para trazer paz à Ucrânia. O rascunho inicial do plano de 28 pontos inclui elementos importantes que serão essenciais para uma paz justa e duradoura. Acreditamos, portanto, que o rascunho é uma base que exigirá trabalho adicional”, disse von der Leyen em post na sua rede social X.
Segundo a líder europeia, a comissão está pronta para trabalhar em um acordo que garanta uma paz sustentável, e tem certeza sobre “o princípio de que as fronteiras não devem ser alteradas pela força.”
Von der Leyen também alertou que as limitações propostas às Forças Armadas ucranianas, que deixariam o país vulnerável a futuros ataques, causam preocupação. Outro ponto destacado pela líder foi a necessidade de autorização dos integrantes da União Europeia e da Otan para implementar pontos do acordo relacionados a estes dois organismos.
“Aproveitamos esta oportunidade para destacar a força de nosso contínuo apoio à Ucrânia. Continuaremos a coordenar de perto com a Ucrânia e os EUA nos próximos dias”, concluiu a presidente da Comissão Europeia.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, também em post no X, disse que representantes da Ucrânia, dos EUA, Reino Unido, França e Alemanha vão se reunir neste domingo, 23, na Suíça, para discutir a proposta de paz de Washington.
*Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Mundo
Mulher é baleada pela polícia após esfaquear duas pessoas em Nova York
As autoridades não acreditam que o crime tenha relação com terrorismo e investiga a saúde mental da mulher
- André Esteves, do BTG Pactual, participa de reunião com Trump em Washington Matheus Alleoni · há 10 horas
- Economia do Irã não precisa colapsar, mas regime deve cair, diz secretário dos EUA Estadão Conteúdo · há 11 horas
- Número de mortos pela avalanche no Nepal e no Tibete chega a 919 AFP · há 13 horas
- Irã diz ter lançado mísseis contra bases dos EUA na Jordânia em retaliação a ataque em Ormuz Estadão Conteúdo · há 1 dia